terça-feira, 30 de janeiro de 2018

DANÇAS OCULTAS COM NOVIDADES









Desde maio de 1989, Artur Fernandes, Filipe Cal, Filipe Ricardo e Francisco Miguel juntaram-se na criação de um projecto artístico único: o colectivo DANÇAS OCULTAS. Com ele, surgiu o desafio de explorar, imaginar e conceber novas linguagens musicais, desenvolvendo todas as possibilidades do acordeão diatónico – em Portugal conhecido como concertina.

Com oito trabalhos discográficos editados e uma das mais prestigiadas carreiras internacionais, o quarteto tem apresentado esta sua forma de afirmação da música como linguagem universal pelas mais ilustres salas nos quatro cantos do mundo (Alemanha, Canadá, China, Dinamarca, França, Itália, Taiwan, entre muitos outros).

Prestes a celebrar 29 anos de existência, o grupo prepara-se para uma nova fase na sua carreira, com o registo de um novo e ambicioso trabalho com que pretendem continuar a expandir a sua linguagem única. Para tanto, a sua visão de mundo levou-os até ao Brasil onde gravaram no mítico estúdio Casa do Mato, um álbum que contou com a produção de Jaques Morelenbaum, reputadíssimo maestro, compositor e violoncelista brasileiro que já trabalhou com Caetano Veloso e incontáveis outros artistas de renome mundial.

Esse será o futuro de um colectivo que já soma quase três décadas de dedicação extrema à música, tendo erguido nesse período uma extraordinária discografia que agora, como acontece com a concertina quando o ar entra, se prepara para ser expandida.

Enquanto aguardamos com expectativa o lançamento deste novo trabalho, previsto para o decorrer de 2018, o grupo brinda-nos com dois novos vídeos de temas clássicos do seu repertório.

A gravação surge na sequência da participação do colectivo na EA Live Sessions, um projecto musical inédito em Portugal da autoria da Adega Cartuxa e dos vinhos EA com 24 bandas, 24 sessões, 24 entrevistas e 100 músicas gravadas ao vivo. Os temas gravados e que aqui se dão a conhecer são: Dança II e Queda d’Água.

A semente, que viajou até ao outro lado do Atlântico, está prestes a germinar e contará com inúmeras surpresas que serão anunciadas brevemente.

Em paralelo, as Danças Ocultas iniciarão no próximo mês de Abril uma digressão no Quebec (Canadá) com a apresentação de 12 espectáculos.

Sem comentários: