quarta-feira, 21 de novembro de 2018

NOVIDADES DE JIBÓIA

Sai a 30 de Novembro para as lojas OOOO, o terceiro longa duração de Jibóia. Com selo Discrepant Records, o registo transfere para disco o processo de criação e residência realizado por Óscar Silva, Ricardo Martins e Mestre André no DAMAS bar em 2017. O trabalho será apresentado em Lisboa, a 7 de Dezembro, na ZDB, rumando para o Maus Hábitos, no Porto, no dia seguinte (8 de Dezembro). A antecipar, fica Diapente, o primeiro single extraído de OOOO.

Quando Óscar Silva apresentou Jibóia no início desta década tornou bem claro que a sua música iria beber a diferentes trópicos deste mundo, procurando uma conexão entre climas e ritmos que não obedeceriam estritamente a regras de tempo e espaço. Procurar influências na sua música é um exercício imperfeito, porque ela se abre de forma cósmica, sem barreiras, à procura de novos sons ao invés de reflectir sons que se têm presentes. A viagem de OOOO é mais partilhada do que as anteriores. Os três músicos partiram à experiência para criar música através de um conceito, pegando em Musica Universalis, de Pythagoras, que relaciona o movimento dos planetas e a frequência (onda) que eles produzem, com uma harmonia interespacial que essas frequências somadas produzem. Como os músicos descrevem, “é uma relação matemática, algo religiosa até, já que essa musica é inaudível. Uma espécie de conceito poético que designa, ao fim e ao cabo, o som do universo em movimento.”

Bem redondinho, é música de cosmos, e não é exagero pensar em Sun Ra como inspiração, dado o diálogo rico, fluente e aberto que acontece entre os músicos ao longo dos quatro temas de OOOO. Esta forma de criar revela uma expansão sonora no som de Jibóia. A sua música flui de um modo livre, mas rigoroso, e circular, trabalhando em constância uma ideia de movimento. É inevitável associar o movimento a viagem, uma que tanto se estende ao cosmos como reforça as convicções de Jibóia em trabalhar nas nãoconvenções do rock e do jazz.
 
Ficha Técnica Diapente
Filmado na Bobadela, em Setembro de 2018. Com: Alexandra Inocêncio Ângelo Ferreira Cidália Silva Cláudio Soares Diogo Bach Diogo Bento Eduardo Batata Fernando Pinto Henrique Gomes Isabel Moreira Joana Cardoso João Pedro Vale José Mendes Lince Rebelo Luis Lucena Marco Marques Margarida Borges Margarida Guerreiro Maria Ganem Marina Prino Máximo Pias Mestre André Nuno Alexandre Ferreira Nuno Neves Óscar Silva Paulo Gomes Pedro Rodrigues Pedro Guerreiro Renato Japi Ricardo Martins Ruben Saints Sara Ribeiro Sebastião Faro Tiago Baeta Tomás Quitério.
 

Sem comentários: