quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

PEDRO JANELA COM DISCO A SAIR




















“We Are All Lost” é o primeiro álbum a solo do compositor Pedro Janela.

O álbum parte da premissa de que “todos estamos perdidos” no sentido que todos procuramos algo.

São composições tendo o piano como base de partida num registo minimalista com a adição pontual de pequeno ensemble de cordas e alguns elementos, ainda que subtis de música eletrónica e concreta.

O álbum tem um tom languido, melancólico… há nele uma espécie de lamento sem ser sombrio, a lembrar memórias intermináveis e questões subtis que não são respondidas. Várias dúvidas a serem resolvidas... ”We Remember Moments” é o single de apresentação.

Um pintor combina cores, formas e texturas para criar ilusões. Um escritor faz a triagem minuciosa das palavras para construir cenários e contextos. Da mesma forma, Pedro Janela é um compositor que esculpe com notas, ritmos e instrumentação as ambiências que imagina e para onde nos transporta com a sua Música.

Aliás, o apelido Janela assenta-lhe como uma luva: mais do que escrever canções ou trechos musicais que se esgotam na própria música, a motivação e inspiração intrínsecas de Pedro residem na capacidade de abrir janelas para essas ambiências, que perduram para além dos conceitos finitos do tempo e espaço em que o som é percepcionado.

Pedro Janela é compositor de sonhos, cenários e ambiências.

A sua linguagem é criativa, inovadora e exploratória de novos processos e recursos.

Dinâmico e versátil, provém de uma formação musical clássica que o levou a estudar piano no Conservatório, todavia é profundo conhecedor e explorador atento dos recursos que dia a dia as novas tecnologias introduzem no campo musical.

A banda THE CASINO ROYAL— de que é mentor — constitui a face mais constante e visível do audiofólio de Pedro Janela. Além de integrar outros projectos, a sua actividade divide-se também pela criação de bandas sonoras para cinema e audiovisuais e pela gestão e coordenação técnica do estúdio Mastermix onde desenvolve o seu trabalho.

Do seu currículo merecem especial destaque a notável composição para o filme “Quinze Pontos na Alma” realizado por Vicente Alves do Ó e a inquietante banda sonora da mini-série de ficção histórica “República” produzida para comemorar o centenário da República Portuguesa bem como “Jacinta”, “Al Berto”, “Soldado Milhões” entre outros.

Produtor, compositor, pianista e artista digital, Pedro Janela é quase um one-man-show das novas linguagens musicais, mestre na arte de inventar janelas sonoras para horizontes nunca dantes escutados.

Sem comentários: