sexta-feira, 27 de setembro de 2019

TIME FOR T EDITA GALAVANTING DIA 4 DE OUTUBRO

SOBRE O SINGLE/ VIDEOCLIP “CALLING BACK”

“Calling Back”, ao contrário do costume, começou com um linha de baixo. Esta ideia surgiu por parte do Joshua Taylor num sound check na Alemanha há uns anos, começámos logo a improvisar por cima e gostámos muito da energia. Enquanto estávamos a brincar com ideias para este álbum, surgiu novamente este tema e aí finalizámos a canção, com letras e refrão. Tem um groove brasileiro e é quase um rap cantado. Há uma secção da canção cantada em Português, algo novo também. No fundo, esta canção foi uma exploração diferente do costume e ficámos felizes com o resultado final. 

As letras foram escritas numa caravana no meio do nada e fala precisamente sobre esse sítio, o Algarve Oeste ou o fim do mundo como alguns o chamam. O refrão abrange a nostalgia que temos de regressar a casa e como esse regresso pode ser uma cura para o nosso espírito. Tivemos a sorte de ter a Josephine Nightingale, colaboradora e inspiradora nossa de longa data, a cantar coros. 

O vídeo foi feito por Jens Tiemann, um amigo alemão talentoso que conhecemos enquanto ele vivia no bairro da Mouraria. A protagonista do vídeo, Lisa Bless, também é alemã e foi o Jens que nos apresentou. Ela estava a estudar dança contemporânea por cá e foi assim, ao beber umas cervejas numa tarde, que decidimos fazer um vídeoclipe com ela. Passámos dois dias incríveis por Lisboa a filmar a Lisa a dançar, sem regras, pelas ruas da Mouraria e Alfama. Foi uma forma muito crua e pura de fazer um vídeoclipe. 

SOBRE O DISCO GALAVANTING

Este 2º álbum Galavanting resultou de um acidente feliz quando começaram a registar demos numa viagem ao Algarve. A partir daí, as novas canções cresceram em Brighton (origem da banda) mas foram trabalhadas entre Lisboa, Madrid e o Algarve (as novas bases).

Tiago Saga, vocalista da banda, revela: "Gostámos tanto do processo de gravar em diferentes locais e absorver as influências de cada sítio que decidimos fazer o álbum assim. Por exemplo, a bateria foi captada num estúdio, as guitarras numa caravana de madeira no meio do campo algarvio e as vozes foram gravadas numa casa de campo, perto de Madrid. Os pianos foram gravados em Amesterdão e as flautas em San Diego". Tal como a banda — membros de Portugal, Inglaterra, Espanha e Brasil — este disco foi um verdadeiro esforço global.

TOUR

10 Outubro/ Musicbox/ Lisboa
11 Outubro/ Madalena/ Faro
12 Outubro/ Os Artistas/ Lagos
16 Outubro/ Sala X/ Sevilha
17 Outubro/ Fun House/ Madrid
18 Outubro/ La Atalaia del Gardoki/ Sopelana
24 Outubro/ Festival Verão Azul/ Faro (solo)
25 Outubro/ Plano B/ Porto
26 Outubro/ Cambra Fest/ Vale de Cambra

BIOGRAFIA

De surpresa somos levados por Time For T a uma expedição pelos lugares mais tropicais e transparentes do planeta. Onde os instrumentos se entregam à multiculturalidade das melodias tórridas e os corpos ao perpendicular dos ritmos acesos. Desprovido de preconceitos, Time for T debruça-se no cruzamento de influências que tacteiam a tropicália, o folk rock, o blues tuareg e o soul. É um cardápio sonoro eclético que se abre em leveza aos hemisférios e meridianos, trazendo as praias, as florestas e os desertos à humanidade. Uma viagem imperdível à incandescência da música livre.

Ao projecto que começou em Brighton com o cantautor Tiago Saga, juntaram-se Joshua Taylor, Felipe Bastos e Juan Toran. Depois de três EPs lançados, Setembro de 2017 trouxe consigo o primeiro longa-duração de Time for T, Hoping Something Anything, que já conseguiu tirar os pés do chão em diversos festivais nacionais e internacionais como Green Man, NOS Alive, Super Bock Super Rock e o Secret Garden Party. O álbum foi apresentado na BBC Radio 1 e 6 (Reino Unido), na Antena 3 (Portugal) e Deutschland Radio Kultur (Alemanha). Um dos seus singles "Rescue Plane" atingiu o primeiro lugar no Spotify UK Viral Charts. De momento, estão a finalizar o segundo longa-duração entre Madrid e Lisboa para ser lançado ainda este ano.

Sem comentários: