quinta-feira, 9 de julho de 2020

NOVO TEMA DE MELO D















Incapaz de nos deixar indiferentes, a nova colaboração de Alex Brinken com Melo-D, funde a sonoridade funk e eletrónica num tema energético, que facilmente nos transporta para uma pista de dança.

 A relação entre os autores de "Lets Funk", iniciou-se através de uma bolsa de estudos, para estagiar no estúdio do dj/produtor e consequentemente professor, Alex Brinken, mas não ficou por aí. Atualmente, partilham o projecto de música electrónica J.A.M.

Considerado como um dos pais do hip-hop em Portugal, é inegável ter em conta Melo-D como um dos pioneiros do género em território nacional.
 
Aos 13 anos, os intervalos das aulas eram passados a escrever rimas, mas foi nos anos 90 que ganhou reconhecimento. Começou como rapper do projeto The New Decade, e em conjunto com Double V e Didi criou o coletivo The Family. Juntos viriam a gravar dois temas, em 1994, incluídos na primeira compilação de hip-hop português intitulada de "Rapública".

 Mas foi o acid jazz, dos Cool Hipnoise que lhe valeu o prémio de melhor disco de música portuguesa (nos extintos) prémios Blitz de 1997, com o aclamado “Missão Groove”.
Em 2003 o músico emerge com o primeiro álbum a solo, “Outro Universo” (que inclui o icónico tema "Boas Vibrações"), solidificando a sua carreira ao ser eleito disco do ano pela revista Ípsilon do jornal Público. Seguiu-se "Chega de Saudade", o segundo álbum a solo de Melo-D, editado em 2005 e produzido em parceria com Little Jon aka Branko.

Com uma vasta carreira, seja em colaborações, estilos musicais e ainda percurso académico, mais do que um rapper, o artista considera-se actualmente como um músico melómano.
 
Incluído no álbum “Sou(l) de Lisboa” (2016), "Dinheiro" foi filmado recentemente pelo Correio da Manhã e o resultado está disponível no Youtube e no Facebook.

O tema feito em parceria com um dos fundadores do colectivo The Family, Double V, é uma mensagem simples, para nos recordar da felicidade que se pode encontrar na simplicidade que nos rodeia, sem a necessidade de recorrer ao dinheiro.

Em entrevista ao Correio da Manhã, grupo responsável pela gravação do vídeo de Dinheiro, Melo-D explica um pouco mais sobre o significado do tema, “Ter uma vida simples sem ostentações. Tenho uma vida simpática com a família, dois filhos, e o dinheiro suficiente para beber os meus cafés e de vez em quando presentear a família com um jantar fora. São coisas simples que para mim fazem todo o sentido, e isso está espelhado nesta canção"

"Sou(l) de Lisboa" é a aposta no risco, o resultado de temas criados por Melo-D, revistos com alguma liberdade pela banda que, constituída por um grupo de músicos maioritariamente do Norte de Portugal, afirmando a identidade lisboeta de Melo-D, como se de uma nova nacionalidade se tratasse.
 

Sem comentários: