terça-feira, 29 de setembro de 2020

WILSON CAPITÃO ABRAÇA PAREDES





















Verdes Anos" de Carlos Paredes é o tema da terceira orquestração lançada por Wilson Capitão, orquestrador e compositor português. O tema já está disponível para ouvir no Spotify AQUI e em todas as plataformas de Streaming desde dia 25 de Setembro.
 
Para acompanhar a guitarra portuguesa de Carlos Paredes e a viola fado de Fernando Alvim, Wilson Capitão compôs o arranjo para orquestra sinfónica e coro. A execução contou com 3 solistas convidados: Serenela Duarte na voz, Evandro Capitão no trompete e Xavier Silva na flauta transversal.
 
Devido à pandemia, gravámos em minha casa e abri as janelas todas. Pus um microfone a apontar para a rua numa janela e eles tocavam e cantavam do lado de fora. Foi uma experiência engraçada que dificultou depois a pós produção por causa das diferentes reverberações que foram captadas desta forma.", refere Wilson Capitão
 
Neste projeto, participaram ainda: O ilustrador Patarra que ficou a cargo da ilustração da capa da música e Guilherme Salvador que foi o responsável pela masterização.
 
O arranjo foi feito de forma a acompanhar o andamento e o tempo de Carlos Paredes, razão pela qual o tempo é inconstante ao longo da música. "Carlos Paredes era um músico exímio e deixava o andamento fluir consoante a emoção da música. Eu diria que é uma característica muito forte do Fado. O tempo varia drásticamente de compasso para compasso, mas o resultado final é muito mais emotivo desta forma." afirma Wilson.
 
Este projeto de orquestrações começou em Abril, quando decidiu adiar o lançamento do seu primeiro single devido à pandemia. A curto prazo, o Wilson tem interesse em fazer orquestrações, apenas se forem propostas interessantes. Neste momento, pretende juntar forças e tempo para se concentrar no projeto a solo, onde eleva o som de orquestra para novas sonoridades com a fusão de pop, electrónica e hiphop.
 
Wilson Capitão é um emergente compositor e orquestrador português que tinha data de lançamento do seu primeiro EP de composições originais, onde mistura orquestra com elementos de eletrónica e hip-hop, para Maio deste ano. O lançamento foi adiado para 2021 e terá vários concertos de apresentação com uma orquestra a acompanhar. Por causa do adiamento, surgiu a oportunidade de lançar orquestrações com várias bandas nacionais.
 

Sem comentários: