sexta-feira, 27 de novembro de 2020

RUI RIBEIRO LANÇA HOJE NOVO EP


 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O EP “Rugas” que reúne 5 peças para piano, do compositor e pianista Rui Ribeiro, está disponível nas plataformas digitais a partir de hojeGravado no seu velho piano vertical abandonado, onde aprendeu a tocar enquanto criança, este EP foi espontaneamente composto nos dias em que passou na sua casa de campo, junto da sua avó

“Compus e gravei de uma forma muito espontânea, inspirada pela interação recente com os idosos enquanto vivia numa pequena vila do interior, principalmente a minha querida avó. A música deste disco está profundamente conectada com a maneira como os idosos sentem a vida em geral, em particular uma coisa: o tempo. Percebi quase imediatamente como o tempo é sentido de uma forma muito diferente quando se atinge uma certa idade... e isso muda tudo.

A solidão torna-se uma parte mais constante da vida. Envelhecer significa que, em algum momento, alguém perde entes queridos, melhores amigos e até mesmo cantores, atores ou heróis favoritos. Todos eles, um por um, desaparecem. O silêncio apodera-se e torna-se num novo convidado indesejado que não vai embora...”

Rui Ribeiro é um músico de formação clássica mas tem trabalhado em diversos universos musicais da mainstream à world music, apresentou no último ano Miniatures I e Miniatures II, dois discos exclusivamente de piano a solo, numa estética pós-clássica, ambiente e minimalista. Mais recentemente apresentou Recollections, álbum composto por 14 peças em piano vertical com abafador de feltro entre os martelos e as cordas, e com recurso a processos electrónicos.

Sem comentários: