terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

A CHEGADA DOS PÄ






















Depois de um ano inevitavelmente marcado pelas restrições impostas pela pandemia - e que fez abrir o baú para inaugurar as Combustão Lenta Live Series - chega-se a 2021 revestidos de nova energia e de esperanças renovadas para o que aí vem.

Dá-ses assim o pontapé de saída num ano que se quer prolífero e luminoso com o belíssimo "La Demeure Phréatique", assinado pelos pä, enigmático duo de Paulo da Fonseca e Filipa Campos que tem passado a última década a explorar incansavelmente toda a beleza espectral que cabe nesse grande espaço aberto que une as práticas minimalistas às pinceladas garridas e infinitas do drone.

Nesta ansiada estreia pela combustão lenta records, o duo assina uma carinhosa rajada sónica e espectral que é descrita assim pela própria banda: "Ao longo de seis meses, gravámos, com recurso a microfones de contacto, uma bomba de água composta por seis tubos que emanam de um motor central. Cada um destes tubos emite uma frequência e um timbre específicos, e respectivas séries harmónicas em transições cíclicas irregulares. A construção da peça – mais montagem que mistura – focou-se na definição progressiva de natureza tonal de cada um dos componentes, e no esbatimento espectral da função diatónica do acorde, aproximando a vibração deste aparato de um registo que evoca o som reverberado de um aerofone. A morada freática fica na aproximação ao ponto de chegada, de fixação."

"La Demeure Phréatique" será lançado no dia 26 de Fevereiro e terá edição digital e em CD-R (limitada a 25 exemplares).

Sem comentários: