quarta-feira, 5 de maio de 2021

VEM AÍ O PRIMEIRO DISCO DA VIC NIC



Está a chegar o primeiro disco da recém-criada VIC NIC, com lançamento marcado para o próximo dia 14 de Maio em formatos LP e digital. Trata-se de Transmissions from the Secret Cinema, Vol.1, uma compilação protagonizada por uma selecção de artistas que, desde 2016, têm actuado ao vivo no  seu auditório subterrâneo e que inclui os singles de estreia de dois projectos portugueses: Probióticos (projecto electrónico do pianista João Grilo e de Filipe Fernandes) e Jenny & her Epileptic Dog.

Localizado no coração de Aveiro e projectado no final dos anos 50 por Victor Palla, o carismático edifício onde residiu e trabalhou o artista e activista social Vasco Branco (1919-2014) oculta, na sua cave, um auditório que desempenhou outrora o papel de cinema clandestino e de sede cultural da oposição à dictadura. Tendo acolhido figuras de proa da arte e da política portuguesas do Século XX —como Júlio Resende, Fernando Namora ou Mário Sacramento— o espaço é hoje palco de novos experimentalismos nos campos da arte sonora, da literatura, do cinema e dos new media, enquanto parte do projecto VIC // Aveiro Arts House, que combina residência artística, guesthouse, micro-centro-cultural e agora também editora.

Do krautrock ao folk, passando pela indietrónica e pela electro-acústica, a compilação reúne talentos emergentes e artistas mais estabelecidos —como o percussionista alemão Burkhard Beins ou a harpista espanhola Angélica Salvi. Até Julho assistiremos ainda ao lançamento de três novas referências com o selo VIC NIC, entre as quais se encontra a compilação de arte sonora New Chronologies of Sound, que inclui uma impressionante selecção de artistas tão relevantes quanto Matthew Herbert (UK), AGF (DE), Lawrence English (AU) e Kyoka (JP), e os portugueses Gustavo Costa (Sonoscopia) e Diana Combo (Síria).

Ouvir no Bandcamp ou Soundcloud

Sem comentários: