quinta-feira, 16 de setembro de 2021

ARTE SONORA EM LISBOA

 










Domingo 19 de setembro 18h00, no Castelejo
Castelo de São Jorge, Lisboa

"Nesta não-edição do festival, decidimo-nos a trabalhar a memória, mas com os ouvidos postos no futuro.”

“Depois de cinco edições, e apesar de sabermos que muito está ainda por vir, sentimos que é importante olhar para trás e permitir-nos o tempo necessário à reflexão sobre os caminhos percorridos e os que interessam fazer, porque entendemos o Lisboa Soa como parte de um todo que se compõe de investigação, escuta e exploração. Decidimos por isso concentrar o trabalho feito até aqui num livro que será apresentado e celebrado no Castelejo, fortificação construída em meados do séc XI, com sessões de escuta e um concerto único em que os artistas convidados irão entrar em diálogo com os sons que foram registados no Lisboa Soa, remisturando-os, reinterpretando-os e adicionando outros significados. Nesta não-edição do festival, decidimo-nos a trabalhar a memória, mas com os ouvidos postos no futuro.”

Raquel Castro Lisboa Soa

Programa completo | Lançamento "Lisboa Soa 2016-2020"

18h00

Abertura de portas e entrada de público

18h30

Apresentação do livro:

Arte Sonora, Ecologia e Cultura Auditiva: Lisboa Soa 2016 – 2020

19h00

Sessões de escuta das composições encomendadas a artistas, criadas a partir dos arquivos do Lisboa Soa

19h30

Concerto

# instrmnts_digitus | Victor Gama com paL

Victor Gama convida paL (Pedro Almeida) para juntos construírem uma ponte entre dois universos: o das esculturas-instrumentos de Gama com os ambientes sonoros do Lisboa Soa, processados ao vivo por paL. Uma viagem pela nossa história, que nos levará também a outros continentes e hemisférios.

info completa em https://www.culturanarua.pt/evento/lisboa-na-rua/arte-sonora-ecologia-e-cultura-auditiva-lisboa-soa-2016-2020/

O Lisboa Soa está incluído na programação Lisboa na Rua, tem entrada gratuita, mas implica levantamento dos bilhetes na bilheteira do Castelo de São Jorge no próprio dia do evento e no horário de funcionamento da bilheteira.
A bilheteira que está aberta das 10 horas às 19h45 não aceita, nem faz reservas de bilhetes.
O limite são 2 bilhetes por pessoa.

Lisboa Soa is part of the Program Lisboa na Rua, the entrance is free, but the audience ought to receive their tickets at the ticket office of Castelo de São Jorge, on the day of the event between 10h00 and 19h45. There are no reservations.
There is a limit of 2 tickets per person.

O livro “Arte Sonora, Ecologia e Cultura Auditiva: Lisboa Soa 2016-2020” celebra cinco edições do festival Lisboa Soa com muita arte sonora, mas também uma série de entrevistas e outros textos. Não é nossa intenção apresentar um catálogo do festival ou fazer um levantamento exaustivo de toda a programação que apresentámos ao longo dos anos. Neste livro focamos apenas as instalações sonoras que comissariámos e produzimos em cinco anos para, a partir deste universo de exploração e criação, provocar uma reflexão sobre os tempos que atravessamos e a forma como o som pode ajudar a despertar essa consciência coletiva que é urgente.

Entrevistas com: Akio Suzuki, Barry Truax, Chris Watson, Hildegard Westerkamp, Jacob Kirkegaard, Jason Kahn, Jez riley French, Leah Barclay, Luís Cláudio Ribeiro, Mileece e Peter Cusack

Textos de: Gustavo Costa, Joana Gomes Cardoso, José Sá Fernandes, Ivo Louro e Mikhail Karikis.

À venda a partir de 19 de setembro na Livraria Ler Devagar (Lx Factory e Óbidos) e Livraria Ferin (Lisboa.

Sem comentários: