quinta-feira, 4 de novembro de 2021

LUSO-BRASILEIROS DELTAS COM NOVO REGISTO













13nov - Cine Incrível, Almada
18nov - Titanic Sur Mer, Lisboa
04dez - Espaço Compasso, Porto
06dez - Avenida Cafe Concerto, Aveiro
10dez - Samambaia, Lisboa

É da fusão de sonoridades tradicionais do Nordeste Brasileiro, da Europa e dos Estados Unidos que nascem os Deltas, um grupo luso-brasileiro de música instrumental. Do Baião brasileiro, da música Celta, dos Blues, passando pelo Jazz e até por sonoridades árabes, as produções dos Deltas viajam por tantas influências de forma fluída, criando assim música que pertence ao mundo, e que resulta numa paisagem sonora completamente original ao unir todos os géneros num só. A música procura flutuar entre as regiões de fronteira comuns a estes ritmos, assim como se as águas dos rios Capibaribe, Tejo e Mississipi se misturassem sem distinção.

É nesta fronteira de linguagens musicais que se define o novo álbum dos Deltas. “Deltas II”, que tal como o título indica, é o segundo álbum editado pela banda, e já tem data de estreia para o dia 12 de novembro. A viagem tem início no dia 4 de novembro com o primeiro single e videoclipe “LOYO”, que é também o primeiro tema dos onze que compõem o disco. O tema foi escolhido pelo grupo “por representar muito bem a mistura sonora que buscam e a forma como se harmonizam. No decorrer da faixa, vão surgindo sonoridades que exploram com profundidade todos os elementos culturais e musicais do grupo.”

A principal melodia do tema foi criada por Hugo Osga, enquanto praticava com o seu instrumento (a sanfona portuguesa, conhecida mundialmente com Hurdy Gurdy) no quarto de um hotel chamado “LOYO”, durante uma digressão. O nome do single estava criado e à sanfona somam-se o violino de Miguel Berkemeier em todo o seu lirismo e beleza, e a guitarra elétrica de Dirceu Melo, que sobrevoa a paisagem do sertão medieval através de delays voadores. Com o contrabaixo de Carlos Garrote e a bateria de Rogério Pitomba, o tema fica fechado e, mesmo no final, somos transportados até “às jams de rua de New Orleans”.

“Deltas II” será ainda apresentado numa digressão nacional com 5 datas já agendadas. Os bilhetes estão disponíveis nos locais dos concertos e podem ser feitas reservas via groovinprod@gmail.com.

“LOYO” fica agora disponível nas plataformas digitais, como um cartão de boas vindas à viagem que tem início nas paisagens sonoras que vão surgindo à medida que se ouve o disco.

Sem comentários: