sábado, 1 de janeiro de 2022

ESPERANÇAS / APOSTAS 2022

 





Acácia Maior é um coletivo de músicos criado por Henrique Silva e Luís Firmino, raízes e tronco desta árvore que floresce no horizonte musical cabo-verdiano. 
Do Reggae ao Zouk, da Morna à Mazurca, do Hip-Hop ao Funaná.
Criação, fusão e tradição são o mote para uma viagem sem fronteiras sonoras que ao vivo neste momento é um quinteto.


Carolina é Alda. Alda é Carolina. Foi no dia 21 de novembro que nasceu Alda, uma artista, de toque sensível, capaz de nos desarmar o coração. Foi com o som mágico de "Demência" que se apresentou ao mundo. Uma canção tão tocante, quanto brilhante. Um passo seguro rumo a um futuro, que se adivinha cheio de belos sons intimistas.


Alves Baby estão a preparar "um bonito serviço" para 2022. Lançaram uma campanha de angariação de fundos, e antes da hora combinada, já tinham dinheiro em caixa para realizarem os seus sonhos. No meio de tudo isto, lançaram "Granada de Água Benta", que despoja sem medos um rock cru que nos acerta em cheio. Um bom murro, que nos deixa agora com vontade de levar mais uns quantos. Já faltou mais...


Canto dos Lírios já não é um projeto novo. O disco que sai em janeiro pela Anti-Demos Cracia, teve a sua base gravada há uns anos. De tal forma o tempo passou por isto, que o som das fitas teve de ser restaurado num laboratório inglês especializado. Não totalmente satisfeita, a banda gravou novos takes, os quais juntou aos antigos.
Estamos assim perante algo de novo trazido por gente que conhecemos dos Seres, Duplex Longa ou Mind Reset por exemplo. Um som citadino, de fim de tarde pardacenta, com muito de Portugal no corpo.


Club Makumba é um dos mais recentes projetos musicais da cena cultural atual. Teve origem na parceria criada entre as guitarras de Tó Trips e a bateria e percussões de João Doce, a que se juntaram o saxofone de Gonçalo Prazeres e o contrabaixo e baixo de Gonçalo Leonardo.
Club Makumba é um exercício livre, espontâneo, experimental e tribalista. Abre a janela para uma viagem pelas sonoridades do Mediterrâneo e pela África imaginada, para uma música sem preconceitos e sem fronteiras.


O Expresso Transatlântico existe como ferramenta de união entre tudo aquilo que está à volta destes três rapazes de Lisboa. Sebastião Varela, Rafael Matos e Gaspar Varela lançaram em dezembro um ep de 6 temas dos quais 3 já foram singles com direito a videoclipe, onde revelam uma banda sonora de uma Lisboa com vista para o mundo. As sonoridades da música popular portuguesa, africana e brasileira, fazem parte da sua identidade enquanto músicos e servem para construir pilares à volta das músicas que criam.


Com um percurso musical intenso e eclético como intérprete, compositor e produtor, Manuel Maio apresenta-se, finalmente, em nome próprio com o disco "Sem olhar ao Tempo", a ser lançado a 11 de Fevereiro de 2022.
No passado dia 10 de dezembro, lançou o single "Chula da Distância", onde troam tambores, vibram rabecas e trinam guitarras e que nos deixa esperançados num grande disco.


É nos confinamentos que Rita Onofre cria e encontra a vontade e a coragem para se lançar a solo, com canções que parecem saídas de páginas de um diário.
O EP de estreia Raíz é assim o primeiro registo de uma das mais interessantes e promissoras novas cantautoras nacionais. O tema “À Porta” é um bom cartão de visita que mostra segurança e certeza em si mesma, nas suas relações e nas suas raízes.


Storm Factory é o projeto colaborativo entre Giulia Gallina e Rui Maia. Sons onde a electrónica comanda o nosso corpo rumo à dança. Tudo isto bem visível no tema Corporeal, que não nos deixa sossegados, com um clip que faz da dança o mote principal. Precisamos agora de mais imputes, para que os nossos pés possam comandar os estímulos emanados pela mente. Que cheguem muitos em 2022.


Torcido e retorcido na mente de André Nunes, estes são sons que tinha na gaveta em forma de filme-concerto. Tudo aqui serve para fazer música, como por exemplo uma máquina de escrever, trabalhados em loops, que formam camadas, a que se juntam percussões e melodias vocais. Pequenos pedaços de arte, a funcionarem como canções. Algumas já soam por aí, falta só agrupá-las em disco.


Sem comentários: