sábado, 29 de janeiro de 2022

NICOLÁS FARRUGGIA LANÇA SINGLE
















Nicolás Farruggia revela mais um single do seu novo disco “Poema Livre”, o quarto da sua carreira a solo, a ser editado a 8 de Abril e que conta com a participação especial de Chico Buarque. O primeiro single "S.O.S” está disponível desde Dezembro e a partir de dia 28 de Janeiro, ficará disponível em todas as plataformas digitais o segundo single “QUARTO DE ESPELHOS”. A estreia do videoclipe está agendada para a semana seguinte, dia 4 de Fevereiro, nas redes sociais do músico italo-argentino, que reside em Portugal desde 2016.
 
Este novo tema “QUARTO DE ESPELHOS” é uma canção que retrata a dança íntima de dois corpos, num voo subtil e sensual de subidas e descidas, que culmina num ápice de intensa leveza “onde a lua se molha”. Os versos declamados são da autoria da poetisa brasileira Piera Schnaider (Maringá, 1989), que enaltecem o amor pela mulher amada. Nicolás Farruggia interpreta magistralmente as imagens amorosas que o texto evoca, com a sua composição, voz e violão, adoptando recursos de inspiração trovadoresca e madrigalista.

A implícita tensão erótica do texto, com suas subidas e descidas, espelha-se no desenho da canção, que é estruturada em duas partes. A primeira (ainda insegura, por isso em tom menor) cresce até um primeiro ápice e volta a descer; a segunda parte (já agora num mais confiante tom maior), sobe até o clímax final, onde eventualmente a canção “acabará”, na nota mais aguda da canção, num ponto de não retorno e de suspensão harmónica.

“QUARTO DE ESPELHOS” confirma, uma vez mais, as palavras de Chico Buarque em relação a Nicolás Farruggia: “Esse Nico é um craque: belíssima música vestindo uma letra que é um prodígio para quem escreve num idioma que não é o seu.”

disponível nas plataformas digitais

Sobre Nicolás Farruggia

Nasceu na Argentina (1981), cresceu na Itália, tendo posteriormente estudado nos Estados Unidos a licenciatura em guitarra clássica (IU School of Music, Bloomington, Indiana) e um mestrado em Londres (Royal Academy of Music).

Acaba por ir viver para o Brasil, onde mora praticamente 10 anos, totalmente imerso na tradição popular e na MPB, ao lado de grandes mestres como Chico Buarque, Rosa Passos, Johnny Alf, Roberto Menescal, Roberto Mendes e José Carlos Capinan, com quem escreve inúmeras canções e partilha incontáveis palcos.

Desde 2016 reside em Lisboa, onde cria e dirige projectos com músicos de diferentes partes do mundo à procura da transculturalidade, entre eles a Orquestra Latinidade, a Lisbon Buskers Ensemble, os Forró Miór e Tony Madeira y los Impresionantes.

Sem comentários: