sexta-feira, 22 de abril de 2022

NOVO SINGLE DE MOONSHINERS


 












"Fury & Sound", o novo single dos Moonshiners, canta o caos da existência e o desapego que a solidão artística acarreta. Vagamente influenciado pelo fluxo de consciência patente na personagem Benjy Compson, em "The Sound and The Fury" de William Faulkner, "Fury & Sound" descreve o modo de vida do trovador itinerante, eternamente à procura de si mesmo, que abraça tudo e todos e não se prende a nada nem ninguém. Recorrendo a uma toada e sonoridade country/ bluegrass, num ritmo compassado de viagem de automóvel, o single de apresentação de "Boot Legs", o 4º álbum de originais dos Moonshiners, gravado e misturado por André Indiana e masterizado por Mário Barreiros, remete-nos para as routes americanas e planícies alentejanas, metáforas certeiras da aridez e complexidade da alma humana, onde tantas vezes somos órfãos de nós próprios.

"Boot Legs" está disponivel em todas as plataformas digitais a partir de dia 29 e vai ser apresentado ao vivo, dia 15 de Julho, no Festival dos Canais, em Aveiro.

Constituídos por Gamblin' Sam (voz e harmónica), Susie Filipe (voz e bateria) e Vítor Hugo (voz e guitarra), os Moonshiners surgem em Aveiro, no início de 2012. Sob a alçada de influências como Bob Dylan e Morphine, a sua música destaca-se pelos riffs frenéticos e os ritmos galvanizantes. Em Outubro de 2013, editam o seu primeiro EP, homónimo, composto por seis canções originais sobre whisky e cerveja, conversas entre Deus e o Diabo e réquiens de amor falhado.

2015 arranca ao som do EP "Good News For Girls Who Have No Sex Appeal”, que conta com a participação especial de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman). Este segundo trabalho revela uma banda mais madura, consolidada e sobretudo viajada, desde temas caóticos e eléctricos, como “Louie”, até aos mais melódicos, como "Man On Wire”.

Em 2017, actuam no Eurosonic Noorderslag (Países Baixos), o maior festival profissional de música europeia, no Veszprémi Utcazene Fesztivál (Hungria) e fazem uma tour pelo norte de Espanha.

“Prohibition Edition”, o 1º longa-duração da banda, é editado em Fevereiro de 2018. Composto por 10 canções muito diferentes entre si, “Prohibition Edition” é a síntese da convivência musical da banda desde o início. A tour de apresentação inclui alguns dos principais festivais e salas de Portugal e passa pela Suécia, Canadá, Espanha e Países Baixos. No mesmo ano, Moonshiners são galardoados com o prémio Pop Eye para melhor grupo português 2018.

Em 2022, os Moonshiners comemoram 10 anos de estrada e edições discográficas com "Boot Legs", um ramalhete de 6 histórias independentes que celebram o amor e a destruição, a amizade e a solidão e, acima de tudo, a sede de continuar.

Sem comentários: