quinta-feira, 21 de julho de 2022

MÃO VERDE COM NOVAS APRESENTAÇÕES AO VIVO EM JULHO















Mão Verde, o projeto de Capicua e Pedro Geraldes, ao qual se juntaram Francisca Cortesão e António Sérginho, está de regresso à estrada com três novas datas de apresentação de Mão Verde II, o livro-disco que promete animar e inspirar miúdos e graúdos com os temas da natureza e da ecologia.

No próximo dia 24 de julho, o projeto passa pelo Parque Urbano de Ermesinde, às 17h, no âmbito da Feira do Livro do Concelho de Valongo. No dia 31 de julho, a apresentação está marcada para Évora, às 21h30, no Jardim Público, no âmbito do Artes em Rua.

Depois de alguns anos em dupla, com Capicua e Pedro Geraldes, a Mão Verde tornou-se um quarteto. Francisca Cortesão e António Serginho, acrescentam instrumentos e voz e, agora em banda, as canções antigas desdobraram-se em novas possibilidades e a criação de um novo disco, fez duplicar o repertório.

Agora, em palco, são quatro gomos da mesma laranja, com guitarra, baixo, bateria, teclados, percussão e vozes, num espetáculo que se quer ainda mais dançável e participado. Com um novo disco para apresentar, uma nova cenografia e um novo fôlego, a Mão Verde convida verdes e maduros a dançar como se ninguém estivesse a ver, enquanto aprendem mais sobre as ervas, as borboletas, a fruta da época e tudo o que tem a ver com a natureza.

PRÓXIMOS CONCERTOS

24 DE JULHO
ERMESINDE - PARQUE URBANO
FEIRA DO LIVRO DO CONCELHO DE VALONGO - 17H00


31 DE JULHO
ÉVORA - JARDIM PÚBLICO
FESTIVAL ARTES À RUA - 21H30


4 DE SETEMBRO
AMORA - QUINTA DA ATALAIA
FESTA DO AVANTE

"Guacamole" é uma canção de amor (condicional) ao abacate, no sentido em que afirma a devoção ao fruto, mas com preocupações sobre o impacto ambiental do seu consumo. Com ironia e evocando a música mexicana, a canção aborda a importância de consumirmos fruta local e da época, com destaque para uma ótima receita de Guacamole no refrão. É mais um tema bem humorado de Mão Verde, brincando aos estilos de música, para falar de coisas sérias com leveza e diversão.


Na linha dos quatro vídeos anteriores, “Framboesas, Escavadoras e Dinossauros”, “Panapanã”, “O pequeno ditador” e "Dois Estorninhos", esta animação foi desenvolvida pelo diretor criativo e produtor Daniel Assunção com base nas ilustrações de Mantraste, o artista responsável pelas imagens disponíveis no livro “Mão Verde II”.

FICHA TÉCNICA

Tema: "Guacamole"

Álbum: Mão Verde II (2022)
Letra e Voz: Capicua
Música: Pedro Geraldes, Francisca Cortesão e António Serginho
Mistura: Nelson Carvalho
Masterização: Mário Barreiros
Vídeo: Mantraste (Ilustração) e Daniel Assunção (Animação)
Mão Verde II é um disco-livro para crianças e famílias, com letras escritas por Capicua e música composta por Pedro Geraldes, Francisca Cortesão e António Serginho, com ilustrações de Mantraste e muito conteúdo informativo de Luis Alves sobre os temas abordados.

Uma dúzia de canções alegres, tocadas em banda com sensibilidade e humor, para servir de estímulo à escrita lúdica e preciosa de Capicua, apresentadas num livro delicado e cheio de informação útil.

Mão Verde II, parte de uma abordagem tão inteligente quanto espirituosa do imaginário pueril, para falar de ecologia, através da poesia, da música e da ilustração.

Um livro-disco ou, como diz a Capicua, um “lisco-divro” para verdes e maduros.


Título: Mão Verde II
Letras: Ana Matos Fernandes (Capicua)
Música: António Serginho, Francisca Cortesão e Pedro Geraldes
Ilustrações: Mantraste
Consultoria: Luís Alves
Nº de páginas: 64 páginas
Capa: Capa Dura
Dimensões: 160 x 240 mm
PVP: 18€
(2022, Edição de Autor com distribuição Planeta Tangerina)

Sem comentários: