sexta-feira, 31 de março de 2023

LUÍS VARATOJO CONTINUA A PRATICAR LUTA LIVRE

 













A LUTA LIVRE, o projecto do músico e produtor Luís Varatojo, lança-se para o ringue de combate com o segundo álbum, “DEFESA PESSOAL”, já disponível em todas as plataformas digitais.

“A Luta Continua

Como o mundo continua a rodar no sentido contrário dos interesses do povo, a Luta Livre lança um novo disco. São 10 canções de protesto para acordar uma sociedade sonolenta, bebendo da tradição de Zeca, Zé Mário Branco, mas também o folk, o ska, o hiphop… A filosofia mantém-se. Uma espécie de arte popular direta, sem subterfúgios que a desviem da sua essência: dar voz a causas comuns, passar uma mensagem de luta de forma inequívoca, entendendo-se todas as sílabas cantadas.

A música e as letras, bem como a componente visual dos clips em animação, correm todas no sentido dessa clareza. Nas letras, juntam-se novas causas sem abandonar necessariamente as expressas do disco anterior. Na música, há uma aproximação mais evidente à tradição popular, na senda de José Afonso e Fausto. E, enquanto o primeiro volume, escrito em plena pandemia, foi obra de um homem só, engajado e preocupado com o mundo; neste segundo disco há uma dimensão coletiva mais evidente, sobretudo nos arranjos, que sugerem caminhos diversificados dentro de uma inalterável base conceptual.
Tudo para avisar a malta.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mas ainda é preciso dizer umas boas verdades.”

Manuel Halpern

O primeiro concerto de apresentação de “Defesa Pessoal” é no dia 24 de Abril na Avenida dos Aliados, no Porto, às 22h00. Em breve serão anunciadas mais datas da digressão nacional da Luta Livre.

"Panela de pressão” foi o primeiro tema revelado que aborda, sem paninhos quentes, a dura realidade em que vivemos, e conta com um videoclipe de animação da autoria de Cristina Viana.

“A crise aumenta e o povo não aguenta”, a palavra de ordem que ecoa no refrão, é, ao mesmo tempo, uma constatação e um grito de revolta.

Sem comentários: