quinta-feira, 27 de abril de 2023

NASCENTES VOLTA A LEIRIA










De 28 de junho a 2 de julho, temos encontro marcado na aldeia das Fontes, em Leiria.

Cinco dias de concertos, residências de criação, oficinas para os mais novos e para as famílias, convívios e um jantar comunitário são as múltiplas propostas deste evento desenhado em conjunto com a população residente na aldeia.

Tendo como ponto de partida a ideia de que a integração e desenvolvimento social têm, na sua base, um trabalho de encontro com as pessoas, os lugares e os hábitos.

A programação do Nascentes relaciona artistas e espaços, natureza e criação, rasgo e tradição.

Promovendo a reflexão sobre a natureza, na sua multiplicidade de formas, e o questionamento sobre o modo como nos relacionamos com o outro, com a arte, com a cultura, com a paisagem e como nos transformamos através dessas relações.

Anunciamos os primeiros nomes de um programa que nos levará numa viagem pela aldeia das Fontes.

A estreia, em data única nacional, do projeto ZA! & la TransMegaCobla, que junta os catalães ZA! à dupla Tarta Relena e aos históricos Megacobla.

Música de visão retro-futuristica que nos convida a visitar as diversas paisagens que compõem a riqueza musical do Mediterrâneo, num jogo constante entre a modernidade e a tradição.

Os Lavoisier incorporam a vontade de descobrir novos diálogos nas escritas e cancioneiros lusófonos.

Musicam a palavra de Torga, com a mesma intensidade com que revistam as músicas do cancioneiro tradicional compilado por Giacometti e Lopes Graça ou dão novas vozes às canções de José Mário Branco.

Concerto de delicadas sensibilidades e imponentes jogos vocais que promete deixar as suas marcas nas almas de quem os vê e ouve.

Tem notas de cumplicidade este projeto criado entre primos. Os Kriol juntam Danilo Lopes (FogoFogo, Rellon e Orquestra Todos) e Renato Chantre (Kussondulola, Mercado Negro e Orquestra Cesária Évora) e com eles chegam os ecos da música tradicional Cabo Verdiana.

Mazurkas, valsas, coladeras e batukes juntam-se nesta autêntica viagem pelo psicadelismo tropical.

A quarta proposta desvendada neste primeiro anúncio é um nome bem conhecido do nosso auditório e um dos mais prolíficos saxofonistas da música pop nacional.

Cabrita apresenta-se em formato trio e traz-nos temas que vão do jazz ao blues, da música electrónica ao reggae e do rock n’ roll à world music.

Ligados às Máquinas

A procura de momentos únicos e espaços de celebração do trabalho desenhado a muitas mãos: um concerto muito especial, fruto de uma das residências de criação proposta pelo Nascentes.


A aldeia das Fontes recebe aquela que é, muito provavelmente, a primeira e única orquestra de samples em cadeiras de rodas do mundo: os Ligados às Máquinas.

Um projeto inovador nascido na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (recordemos que foi também no seio desta instituição que surgiram os 5ª Punkada) coordenado pelo músico-terapeuta Paulo Jacob.

O coletivo, a celebrar 10 anos, apresenta-se aqui com um espetáculo inédito, onde se conjuga repertório antigo e novas criações.

As novas composições são desenvolvidas a partir de contributos de vários artistas nacionais que aceitaram o nosso desafio para este processo participativo, através do envio de samples para serem trabalhados pelos Ligados às Máquinas.

Responderam ao convite: Orquestra e Coro da Gulbenkian, Salvador Sobral, Samuel Úria, Joana Gama, Selma Uamusse, Ana Deus, Rita Redshoes, Bruno Pernadas, Moullinex, Coro Ninfas do Lis, Joana Guerra, José Valente, Surma, Gala Drop, Lavoisier, Cabrita, First Breath After Coma, entre outros.

O Nascentes anunciará mais artistas e o alinhamento completo de atividades no mês de maio. O acesso ao evento é livre, com algumas atividades de inscrição obrigatória.

Sem comentários: