quinta-feira, 27 de abril de 2023

SÃO ROQUE DO PICO CELEBRA DIA INTERNACIONAL DO JAZZ















Pela primeira vez, São Roque do Pico irá celebrar o Dia Internacional do Jazz com um concerto que estreia novo reportório da Orquestra Juvenil da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico. O evento acontecerá no dia 30 de abril, às 16h00, no Parque de Campismo de Santo António.

A iniciativa surgiu da produtora e diretora do Lava- Festival Internacional de Jazz do Pico, Daniela Silveira, que voltou a desafiar o maestro da orquestra, Paulo Freitas, a apresentar um novo reportório com arranjos jazzísticos com o objetivo de estimular os músicos locais a experimentar novos estilos musicais e promover a diversificação de estilos musicais no concelho.

A diretora do festival Lava considera que projetos como a Orquestra Juvenil da EBSSRP são fundamentais para estimular a aproximação à cultura e à arte, em particular à música, mas que precisam de inovação para manter a dinâmica e a contínua atração de jovens talentos.
 
A celebração do Dia Internacional do Jazz em São Roque do Pico é fruto da união de dois promotores e dois festivais locais: Luís Bidarra do PicoZen e Daniela Silveira do Lava - Festival Internacional de Jazz do Pico. Juntos, eles trarão cultura ao concelho e celebrarão a data com a apresentação da Orquestra Juvenil da EBSSRP.
 
A orquestra composta por Suzie Lino na voz, Ana Patrício na flauta, Nuno Patrício e Luís Ávila, Andreia Ribeiro, Fábio Goulart, Marco Machado e Mónica Goulart nos saxofones, João Gonçalves e Ana Morais nos clarinetes, Marco Quaresma, Gustavo Quaresma, Guerin Alker e Tiago Goulart nos trompetes, Joni Figueiredo na guitarra elétrica, Cláudio Cruz no baixo elétrico, Vítor Gomes no piano e na bateria/percurssão João Paulo Leal, Juliano Neves e Pedro Silveira apresentará um novo reportório que incluirá obras de grandes músicos do jazz mundial, como Herbie Hancock, Tom Jobim e Glen Miller.

O Dia Internacional do Jazz é celebrado anualmente a 30 de abril. Esta data foi oficialmente estabelecida pela UNESCO em 2011, com o objetivo de reconhecer o jazz como uma forma de arte universal e promover a cooperação internacional e a compreensão entre culturas através do jazz.

O jazz é um estilo musical originário dos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX. É caracterizado por improvisações, ritmos complexos e harmonias sofisticadas. O jazz influenciou a música de todo o mundo e é considerado um dos principais géneros musicais do século XX.

No Dia Internacional do Jazz, são realizados eventos e concertos em todo o mundo para celebrar a música e os artistas que contribuíram para o desenvolvimento do jazz ao longo dos anos. A data também é uma oportunidade para educar e sensibilizar o público sobre a importância do jazz como uma forma de arte e sua contribuição para a promoção da liberdade de expressão, a diversidade cultural e o diálogo intercultural.

A celebração do Dia Internacional do Jazz em São Roque do Pico será uma tarde de música de alta qualidade e um convite para explorar novos sons e estilos. Todos estão convidados a participar e celebrar a riqueza e a diversidade da cultura musical.

Sem comentários: