quinta-feira, 4 de maio de 2023

EU.CLIDES VENCE PRÉMIO JOSÉ AFONSO





















Cantautor vence o prestigiado prémio com o seu primeiro EP "Reservado". Concerto de apresentação do novo "Declive" acontece hoje no LUX esgotado e dia 2 de Junho, no M.Ou.Co.

Lisboa - 4 de Maio - Lux (ESGOTADO)
Porto - 2 de Junho - M.Ou.Co

Lançou em Março, "Declive" um dos mais aclamados álbuns de 2023. No mesmo dia, anunciou os seus concertos de apresentação e o primeiro tem lugar, hoje, no LUX, completamente esgotado. Numa sucessão de felizes acontecimentos, também por estes dias foi anunciado que EU.CLIDES é o grande vencedor do Prémio José Afonso 2022, com o seu primeiro EP "Reservado", confirmando que o luso-cabo-verdiano é mesmo um dos artistas do momento.

O Prémio José Afonso, para além de homenagear um dos maiores nomes do cancioneiro português, é um dos mais prestigiados galardões da música nacional. Poucos são os que se podem gabar de tal feito e na curta lista de vencedores estão nomes como Sérgio Godinho, José Mário Branco, Jorge Palma, Dulce Pontes, Carlos do Carmo, Gisela João, Mariza ou Capicua, uma seleção de luxo, na qual também se inclui agora, EU.CLIDES.

O júri do Prémio José Afonso 2022, composto por Sérgio Azevedo (em representação da Câmara Municipal da Amadora), Pedro Teixeira da Silva (em representação do Teatro Nacional São Carlos) e Capicua (Ana Matos Fernandes), que foi a vencedora deste prémio em 2021, decidiram premiar o disco "Reservado" de EU.CLIDES, por ser um trabalho de estreia muito promissor, de um artista muito completo (compositor, produtor, guitarrista, cantor) que representa, pelo seu rasgo e qualidade musical, o que de melhor se faz atualmente no panorama cultural português. Por unanimidade, quiseram celebrar a sua capacidade de experimentar novas sonoridades, tendo como âncora a música de Cabo Verde, na linha do que José Afonso sempre concretizou: o cruzamento entre tradição e renovação.

Hoje, é dia de celebrar "Declive", no LUX, esgotado. Dia 2 de Junho é dia do Porto receber o artista e os últimos bilhetes estão à venda, aqui.

Sem comentários: