sexta-feira, 8 de setembro de 2023

FESTIVAL METAMORFOSE 2023










A decisão da classificação do Festival Metamorfose’23 começa com uma semifinal, que terá lugar no próximo dia 16 de setembro. Depois dos concertos dos Safari Zone, bombazine, EN1 e Raiva Rosa — durante a atuação da banda formada na Academia Rock On, público e júri vão decidir os quarto e terceiro lugares e os dois finalistas que voltam a palco na noite de 22 de setembro.

A decisão dos dois finalistas do Metamorfose’23 Soure, que disputarão na noite de 22 de setembro, no festival de São Mateus, os primeiro e segundo lugares, começa no próximo 16 de setembro, sábado, às 21h30, com uma semifinal com as bandas Safari Zone, bombazine, EN1 e Raiva Rosa. No final das atuações caberá ao público presente e ao júri Metamorfose’23 (composto por Carlos Cunha, Jessica Cipriano, João Paulo Castanheira e Eduardo Santiago) pontuar cada um destes projetos que se habilitam a prémios no valor total de 3.000,00 Euros. A votação acontecerá durante a atuação da banda de jovens de Soure, preparada durante duas semanas de formação, de acesso gratuito, na 2.ª edição da Academia Metamorfose — Rock On, que vão atuar a 16 e 22 de setembro. A semifinal acontece no âmbito do Pangeia, Festival Municipal da Juventude, que tem lugar no Parque de Bacelos, em Soure. A entrada é livre.

O Festival Metamorfose, desde o ano passado coorganizado pela Academia de Música de Coimbra e o Município de Soure, recebeu nesta edição 55 candidaturas, a partir das quais o júri selecionou os oito projectos — bombazine, Cobra ao Pescoço, Eduardo Branco, EN1, Leo the Painter, Raiva Rosa, Safari Zone e Sleep Therapy —, que se apresentaram em programas ao vivo entre 10 e 20 de julho.

8923 espetadores assistiram às atuações em direto destes projetos, em oito programas que totalizaram 2335 horas de visualizações. Mais de 3500 votaram no site festivalmetamorfose.com no seu projeto musical preferido, entre 21 e 24 de julho, período durante o qual também o júri pontuou os candidatos. E os escolhidos para atuar na semifinal foram Safari Zone, bombazine, EN1 e Raiva Rosa.

Os lisboetas Safari Zone são uma banda de indie rock que transporta o público numa viagem imersiva, com músicas que são jornadas introspectivas. Os bombazine também chegam da capital, com músicas feitas de «pura amizade, ritmo, boa disposição e calçado confortável». Os EN1 são uma banda de Leiria, com um estilo onde o rock é predominante, com distorção, solos e power chord. De Bragança chegam os Raiva Rosa, formados em 2019, com o rock como essência e lançaram este ano o seu primeiro álbum, «O Gato Matou a Curiosidade».

Para recordar as atuações e conhecer quais as expectativas destas bandas, o Festival apresenta um programa em direto, nas redes sociais do Metamorfose, do Município de Soure e dos vários parceiros, na noite de 12 de setembro, às 21h30. A semifinal do festival Metamorfose’23 é apresentada por Joana Lucas (vencedora do casting Metamorfose’23) e Pedro Ferreira (diretor do festival). Depois de conhecidos os resultados, o Pangeia apresenta o Dj Xano Cavaleiro e o DJ Panda.

O FESTIVAL METAMORFOSE

Em 2021, a Academia de Música de Coimbra criou o Festival Metamorfose para dar palco e público a novos talentos. Os concorrentes atuaram num estúdio, com os concertos a serem transmitidos em live streaming. Para a classificação final contaram os dados da visualização dos diretos, os votos de um júri composto por quatro elementos e do público em geral. Passada a pandemia, o conceito evoluiu e o Festival passou a ser coorganizado com o Município de Soure. À dimensão de concurso nacional de música, aberto à participação de projetos a solo ou em grupo, com composições originais, juntou-se a atuação ao vivo dos quatro finalistas. E os prémios monetários com um valor total de três mil euros mantiveram-se.!

Sem comentários: