terça-feira, 19 de setembro de 2023

MARIA MENDES NOMEADA NOVAMENTE PARA GRAMMY LATINO





















Maria Mendes e John Beasley acabam de ser nomeados para o Latin Grammy Awards, pela segunda vez consecutiva!

Nomeada para Melhor Arranjo em “Com Que Voz”, incluído no seu último trabalho “Saudade, Color of Love”.

Maria Mendes e Carminho são as duas artistas únicas portuguesas nomeadas na edição deste ano.

Ao ter recebido a noticia da nomeação, a cantora disse:

"Cantar em palco este meu arranjo do "Com que Voz” é sempre mágico e sinto-o como uma viagem espiritual até às nuvens! Agora com esta indicação ao Grammy Latino este meu voo torna-se bem real e é uma felicidade ver o meu trabalho reconhecido pelos membros da Academia Latina da Gravação”.

"É uma inspiração estar lado a lado com compositores colegas que tanto admiro, nesta categoria, e uma alegria partilhar esta indicação com o John Beasley, com quem divido a autoria deste arranjo musical gravado no meu novo disco Saudade, Colour of Love”.

"Este é um disco provocatório! Não é um disco de Fado, apesar de ter na sua maioria fados! Para além das minhas composições e do “fado” que me foi dedicado pelo Hermeto Pascoal, gravei fados conhecidos e dei-lhes contornos melódicos e harmónicos que intensificam a poesia de forma a despertar as emoções do ouvinte.

“Quando decidi entregar-me a esta ideia de abraçar o Jazz e o Fado, “meio mundo” não se mostrou recetivo, afirmando que seria muito arriscado e que o publico não estaria preparado para o ouvir. Mas posso afirmar agora que com a experiência de cantar este repertório gravado em dois discos, o “Close to Me” (2019) e o “Saudade, Color of Love” (2022), que o público está preparado para ouvir “nova" musica. Obrigado a todos os que romperam com o preconceito e divulgaram a minha música.

Esta indicação ao Grammy Latino é um abraço internacional da comunidade artística e da imprensa especializada que tão bem têm recebido o meu trabalho!
Serve como um estimulo para mim, para o John Beasley e para a minha equipa - banda e a Metropole Orkest - para continuarmos neste propósito de compor e tocar o que sentimos ser verdadeiro e importante partilhar com o mundo.

Após esta minha aventura musical - uma “desventura” no Fado - sinto-me orgulhosa por ter alimentado a minha intuição e força motriz que me manteve alinhada com a minha visão.
Esta música dos “deuses poetas e deuses compositores de Portugal” está agora eternizada em dois discos prontos para serem descobertos por quem ainda não os ouviu!”

Curiosidades sobre Maria Mendes:

- Esta é a segunda indicação ao Grammy Latino que a cantora recebe num espaço de três anos

- Maria Mendes foi a primeira artista feminina Portuguesa a receber uma indicação ao Grammy Americano bem como a primeira a vencer o prémio mais importante de Musica Holandês, o EDISON
este disco encabeçou a lista de melhores discos de jazz 2022 em cinco das principais revistas de jazz internacionais - a prestigiante americana DOWNBEAT e a Jazziz; a inglesa JAZZWISE; a alemã JAZZTHING e a holandesa JAZZISM.

SAUDADE, COLOUR OF LOVE (editado em Outubro 2022), é o quarto trabalho discográfico, o primeiro gravado ao vivo (em Amesterdão), onde a cantora explora o Jazz no Fado em temas de sua autoria bem como em arranjos musicais fascinantes dos fados e canções tradicionais portuguesas como o "Quando Eu Era Pequenina” e o "Verdes Anos" do Carlos Paredes. Este disco conta também com uma surpreendente contribuição do Hermeto Pascoal que dedicou uma canção à cantora - a sua versão de um Fado.

Sem comentários: