terça-feira, 21 de novembro de 2023

SELMA UAMUSSE EM VINIL















O segundo álbum em nome próprio, “Liwoningo” (que significa luz em Chope, uma língua tradicional de Moçambique), em formato vinil numa parceria entre a Ao Sul do Mundo e a Lux Records

O segundo álbum de Selma Uamusse foi produzido por Guilherme Kastrup, produtor premiado com um Grammy pelos álbuns “A Mulher do Fim do Mundo” e “Deus é mulher” de Elza Soares. Liwoningo é um disco que acentua o património imaterial africano, de Moçambique.

Nas palavras da Selma Uamusse, o álbum acolhe “uma africanidade que continua a inspirar letras e melodias, mas que se mistura por esse mundo fora, em temas e arranjos, uns mais próximos da tradição do folclore, outros que vagueiam entre o eletrónico, o rock, o afro-beat e o experimental, mantendo sempre como lugar comum a potência do ritmo, da língua ou das sonoridades africanas, abrindo espaço para outras influências, da música Portuguesa e Brasileira”.

Depois do seu primeiro álbum, “Mati”, amplamente elogiado pela crítica nacional, a levar a atuar por 9 países numa tour com mais de 60 concertos, o segundo disco de Selma Uamusse “LIWONINGO” chega-nos agora em formato vinil. Um disco que conta com participações do colectivo brasileiro Bixiga 70, dos artistas moçambicanos Chenny Wa Gune, Milton Guli e Lenna Bahule e do Korista Mbye Ebrima, da Gâmbia. O concerto do lançamento do LP/Vinil do álbum “Liwoningo” aconteceu no passado dia 22 de outubro de 2023, no Convento de São Francisco em Coimbra, durante o MATE.

Sem comentários: