segunda-feira, 18 de março de 2024

NO SALÃO BRAZIL

















23 de março | 22h00
Apophenia

Apophenia - nome da tendência psicológica de reconhecer/ procurar padrões entre dados aparentemente aleatórios.

Depois de dois anos a tocar enquanto quarteto, Apophenia transforma se agora num sexteto que explora a aplicação de elementos da música improvisada a formas escritas. Sem expetativas mas desta vez com uma setlist, o grupo apresenta música nova em preparação para a gravação de um novo disco.

João Gato - saxofone alto / Bernardo Tinoco - saxofone tenor / Adele Viret- violoncelo / Duarte Ventura - vibrafone / Zé Almeida - contrabaixo / Samuel Dias - bateria

Abertura de portas: 21h30
Bilhete: 7€
SALAOBRAZIL.BOL.PT | COMPRAR BILHETES AQUI

24 de março |18h00
Daniel Levin (solo) + Gustavo Costa (solo)
 
O violoncelista Daniel Levin é "um dos mais brilhantes praticantes contemporâneos do instrumento" (The Wire). Nascido em Burlington, no Vermont, começou a tocar bastante cedo e, em 2021, concluiu os seus estudos no New England Conservatory of Music. Pouco tempo depois, "aterrou" na cena jazzística nova-iorquina. Desde então, tem desenvolvido a sua voz enquanto violoncelista, improvisador e compositor.
Tem-se apresentado regularmente na Europa e nos Estados Unidos e gravou mais de uma vintena de discos enquanto líder e co-líder, para editoras como a Clean Feed, HatOLOGY, Not Two, Trost, Riti, Mahakala, Phonogram Unit, Creative Sources e Cipsela.

Nascido no Porto, em 1976, percurso de Gustavo Santos caracteriza-se por uma constante permeabilidade a vários estilos musicais, mas com um denominador comum: a experimentação e o constante desejo de renovação estilística. Ativo na cena underground desde o início dos anos 90, manteve um interesse e atividade paralela no meio académico, estudando percussão, tecnologias musicais, sonologia, teoria, composição e media digitais, e lecionando em várias instituições de ensino superior em Portugal. Num período de 30 anos, fez parte de inúmeras bandas e formações de vários espectros estilísticos, colaborando com centenas de músicos em inúmeros espetáculos distribuídos por vários pontos do globo. Nos últimos anos tem concentrado grande parte da sua atividade na Sonoscopia, coletivo e associação da qual é fundador e onde se dedica à exploração sónica através de vários formatos de criação e colaboração.

Gustavo Costa é uma figura central na cena experimental portuguesa, estando ativo como músico, compositor e promotor durante as últimas três décadas em diversas configurações musicais, sendo também reconhecido como mentor do coletivo portuense Sonoscopia. Após o seu primeiro disco de percussão a solo, Entropies and Mimetic Patterns, lançado em 2020, em Natura Mimesis as técnicas
de composição originais, maioritariamente baseadas em transcrições musicais de fenómenos naturais, são agora aplicadas a um espectro orquestral mais vasto, com a inclusão de três músicos convidados cujas formações vão da música contemporânea à improvisação livre. Clara Saleiro, na flauta, e João Dias na percussão têm sido colaboradores regulares em diversos projetos, e a violinista Biliana Voutchkova é amplamente conhecida pelo seu envolvimento no panorama da música experimental europeia.

Natura Mimesis foi construído em torno de pequenos motivos desenvolvidos em sessões de gravação com estes três músicos convidados, e posteriormente compostos por Gustavo Costa no seu estúdio, com ligeiros arranjos do material original, processamento de áudio e contraponto eletrónico. Tal como em muitas das composições de Costa, Natura Mimesis é uma reflexão introspetiva do mundo, onde o som é o gatilho para uma interpretação abstrata e individual.

Abertura de portas: 17h30
Bilhete: 7€
SALAOBRAZIL.BOL.PT | COMPRAR BILHETES AQUI

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