quinta-feira, 28 de março de 2024

REI MARTE DE REGRESSO





















Após o tremendo sucesso de “Reino Maravilhoso”, o regresso de Rei Marte aos discos é feito em 2024 com “Tronco Nú”.

“Alto Minho” é o primeiro avanço desse disco, e marca uma partida de anteriores sonoridades. Com um mais evidente contexto de escritor de canções e com foco na palavra e nas suas representações mais cruas, esta é uma primeira representação dos novos temas que Rei Marte cunha com maior vulnerabilidade e numa perspectiva despida.

O single retrata a história de um regresso às origens que culmina num novo começo. Uma espécie de metáfora de que um passo atrás pode representar dois à frente, e uma música sobre como a mudança e as origens podem estar relacionadas e serem mais naturais do que achamos.

Com uma sonoridade no encontro entre um Pop caseiro e uma natural tradicionalidade portuguesa, encontramos nas palavras e voz de Simão Reis uma naturalidade nortenha e um espírito terra-a-terra desarmante. “Alto Minho” cresce na inclusão da já típica guitarra elétrica de Rei Marte, agora mais acompanhante e contemplativa.

A canção é totalmente composta, arranjada, gravada e editada num estúdio caseiro sem divisão própria, num processo de criação que acompanha a mensagem do artista e poeta em tronco nu, e que é também uma fiel representação da dificuldade de ser um criador independente em terras lusitanas.

Sobre Rei Marte

Rei Marte é indie rock português no seu estado mais puro.

Crescendo do projeto a solo de Simão Reis para um projeto de banda que se quer variado e com muitos intervenientes, em “Rei Marte” tudo vem do do interior, da enorme alma poética de Simão Reis.

Sediado em Lisboa, este Rei conta com um renovado espaço no seu enorme coração para fazer crescer o poeta desgarrado, as melodiosas e contemporâneas guitarras e uma eminente bateria.

Rei Marte intercala a lírica romântica com a contemplação instrumental própria dos anos 90 do indie rock português, e visitando um ecletismo invulgar que deambula do punk ao pop e ao tradicional. Uma sonoridade que soa sempre viajante, ao ponto de deixar o ouvinte perder-se inesperadamente até se voltar a sentir na sua casa sentimental.

Com 8(!) singles na Playlist Editorial do Spotify “Indie Lusitano”, inclusão na seleção Novos Talentos Fnac 2023, vários Air Plays em rádios como a Antena 3, SBSR e Radar Lisboa, e destaques em programas como o "Ponto Pêtê", "Discopátria" e "Portugália", Rei Marte está a ter um sucesso desarmante!

Em 2024, Rei Marte prepara o regresso com a gravação do seu segundo álbum “Tronco Nú”. Totalmente gravado e produzido de forma independente, em estúdio construído em casa durante um período de 8 meses em que Simão Reis estendeu também a sua formação em produção musical e o seu reportório DYI fazendo por si próprio todas as componentes do disco.

Sem comentários: