segunda-feira, 11 de março de 2024

Vencedora do Festival da Canção atua n’A Porta


A cantora iolanda, que cresceu em Pombal, atua em Leiria no dia 15 de junho

O Festival A Porta confirma que iolanda, a grande vencedora do Festival da Canção de 2024, irá atuar em Leiria no dia 15 de junho.

Esta é a primeira confirmação da programação d’A Porta de 2024.

“Incluir na programação projetos da zona de Leiria faz parte da identidade do Festival A Porta e, por isso, faz todo sentido ter a iolanda connosco. Tornou-se evidente que subiria a um dos palcos d’A Porta depois do concerto, no ano passado, no Clap Your Hands, que também acontece em Leiria. A energia performativa e a proximidade com o público leiriense é algo que queremos muito que se replique nos nossos palcos”, afirma Mariana Lois, da direcção d’A Porta.

iolanda tem 29 anos, é natural de São Pedro de Cova Gala, na Figueira da Foz, e cresceu em Pombal, no distrito de Leiria, tendo-se mudado para Lisboa aos 17 anos. Passou também por Londres, onde estudou Composição na BIMM, Universidade de Sussex.

Desde cedo estudou música, tendo frequentado o Conservatório, e, para além de cantar, toca guitarra, saxofone, piano e cavaquinho. Mas é o seu talento como cantora que lhe tem valido a designação de “nova diva da música portuguesa” pela imprensa especializada.

A sua música é descrita como uma mistura de influências Pop, R&B, música tradicional portuguesa e espanhola.

Desde os 14 anos que compõe, tendo já escrito para artistas nacionais como Bárbara Tinoco e Bárbara Bandeira. Em 2022, estreou-se no Festival da Canção enquanto coautora e cocompositora do tema “Mar no Fim”, que foi interpretado por Blacci.

Em 2023, estreou o EP Cura, composto durante a pandemia, que foi considerado um dos discos do ano pelo Expresso/Blitz. Desde então, abriram-se as portas das rádios nacionais e subiu aos grandes palcos de festivais como NOS Alive, Paredes de Coura e Festival F, e fez mais de 15 datas de Norte a Sul de Portugal.

Em 2024, para além do Festival A Porta, está confirmada no cartaz do festival internacional SONAR, em Lisboa, e terá a sua estreia no Capitólio em nome próprio.

https://www.facebook.com/festivalaporta
https://www.instagram.com/festivalaporta/

Sem comentários: