"Mais Que Marias”, o novo EP de Zé Vargas, já está disponível em todas as plataformas digitais. Com um estilo de escrita e música enraizado na arte de contar histórias a partir da sua própria perspetiva, o cantor e compositor apresenta neste curta duração canções com nomes e narrativas ligadas a mulheres. O lançamento foi antecipado pelos singles 'Joana' e 'Francisca'.
“Aos poucos fui escrevendo muitas músicas com nomes de mulheres que descreviam algum acontecimento ou temática. Por já ter várias fez-me sentido juntá-las e criar um projeto dedicado a estas histórias e assim nasceu este “Mais Que Marias””, revela o músico.
“Em cada música procurei explorar uma vertente diferente das mulheres à minha volta: ‘Francisca’ reflete sobre as histórias de amor contemporâneas, contrastando com a idealização do amor platónico frequentemente retratado nos filmes; e ‘Joana’ aborda o tema da autodescoberta e o processo de ter a mente repleta de sonhos, incentivando um empoderamento.
Com letras e músicas da sua autoria, Zé Vargas coproduziu 'Francisca' e 'Joana' com o músico e produtor NED FLANGER e entregou a mistura e masterização a Johnny Barbosa.
"Convidei o NED para trabalhar comigo depois de o ver tocar com a Ana Mariano e porque sou mega fã da canção 'Batata Frita' que ele fez com a INÊS APENAS no projeto AVALANCHE. Já gostava da forma como ele produz, da maneira divertida e inesperada como arrisca e do que faz nos solos ao vivo. Sendo 99% das minhas músicas feitas na guitarra, era importante ter alguém que percebesse o que estou a fazer e o que queria transpor para as musicas e que pudesse construir à volta disso", conta Zé Vargas. "O processo criativo com o NED foi bastante fluído. Normalmente eu chegava com as ideias, gravávamos uma guia com guitarra e voz e back vocals ou segundas guitarras. Depois era tempo do NED fazer a magia dele", revela ainda.
O EP chega com o novo single 'Madalena'. A canção tem letra coescrita com Francisco Faria, música da autoria de Zé Vargas, coprodução a par com Treego e NED FLANGER e mistura e masterização de Vitor Carraca Teixeira
"‘Madalena’ desvenda o que muitas vezes está oculto por trás do véu porque, além da mulher confiante e heroína, existe muitas vezes alguém que enfrenta dificuldades para se conectar e encontrar uma pessoa com quem compartilhar a vida e que sente que está num beco sem saída”, conta o artista.
Composto por três temas - ‘Francisca’, ‘Joana’ e ‘Madalena’ -, "Mais Que Marias" é o segundo EP de Zé Vargas, sucedendo ao aclamado “Palpites (Lado A)”, de 2023. O aclamado primeiro curta duração deu a conhecer os singles 'Palpites', 'Salva-Vidas' e 'Não Faz Nenhum'.
O músico vai apresentar-se ao vivo no dia 20 de abril, no Auditório Carlos Paredes, em Benfica, acompanhado por João Barbosa na guitarra e João Pestana no baixo. Os bilhetes encontram-se à venda no site da Ticketline.
Zé Vargas tem desde sempre, e nas palavras do próprio, “a cabeça feita em música”. Como jovem que nasceu na era digital, começou a explorar a sua veia artística ao criar um canal de YouTube, onde reúne já mais de 10 anos de experiências e sobretudo versões de originais de outros artistas. John Mayer, Fleetwood Mac, Bee Gees, Miguel Araújo e Rui Veloso são algumas das suas maiores influências.
Em 2016 edita o primeiro single da sua autoria, ‘Fallin’, através do Tradiio, e alcança incrivelmente o 2º lugar no ranking global da plataforma. Nos anos que se seguiram desenvolveu a sua identidade artística e, em 2022, lança finalmente o primeiro tema em português, ‘Palpites’, que deu início a esta nova fase da sua carreira em que se apresenta entre a Pop e o Rock, tendo como principal cartão de visita a guitarra virtuosa.
Da parceria em estúdio com os produtores e músicos João Só, Johnny Barbosa e Treego surgem os singles seguintes, ‘Salva-Vidas’ - eleita uma das melhores músicas de 2023 no top A3.30 da rádio Antena 3 - e ‘Não Faz Nenhum’. Estes temas culminaram no lançamento do EP de estreia, “Palpites (Lado A)”, em novembro de 2023. O curta duração inclui, também, as músicas ‘Só Tu’ e ‘Lugar Para Mim', esta última escrita em parceria com João Só.
No passado mês de janeiro, Zé Vargas editou o single ‘442’, canção sobre amor inspirada na tática futebolística com o mesmo nome. O tema antecede a sequela de "Palpites (Lado A)”, “Palpites (Lado B)”, a editar no primeiro semestre deste a ano.

Sem comentários:
Enviar um comentário