quinta-feira, 11 de abril de 2024

EVAYA LANÇA NOVO VÍDEO PARA "OFEREÇO AO SOL"





















EVAYA desvenda agora um novo videoclipe para a canção "ofereço ao sol", depois de ter lançado na semana passada (a 5 de abril) o seu disco de estreia "Abaixo das Raízes Deste Jardim", numa edição Saliva Diva.

"ofereço ao sol" é uma das canções que compõe o novo disco de EVAYA e que agora ganha um videoclipe que materializa em imagem uma viagem pelo peculiar universo que a artista cria na sua sonoridade.

Imagens de beleza inquietante, numa animação que causa uma estranheza muito própria e que se torna ao mesmo tempo cativante. O vídeo remete para uma jornada por um mundo artificial e não existente, mas que nele se concretiza uma harmonia entre o ser e a natureza, a lembrar um pouco as paisagens fantásticas de Hieronymus Bosch e os seus paraísos impossíveis.

O vídeo foi realizado pela artista emmy Curl e produzido por Pastoral.

Sobre "Abaixo das Raízes Deste Jardim":
Em "Abaixo das Raízes Deste Jardim", há uma criação muito própria de um universo único e peculiar à linguagem da artista que mesmo estando ainda a dar os seus primeiros passos em lançamentos, já conta com uma linguagem sonora e visual muito própria. É um álbum sensorial, um convite da artista para um limbo etéreo com letras e mensagens de cariz ecológico, que nos vão fazendo refletir sobre o nosso próprio lugar no mundo e a influencia que temos sobre ele.

EVAYA não podia estar melhor representada no seu disco de estreia, já que é isto, uma deambulação por sonoridades e géneros musicais, uma constante descoberta, recorrendo a ferramentas da electrónica dançante e experimental, servindo temas sobre as leis da natureza - a intemporalidade e informidade do ser e os aspectos místicos das nossas emoções, numa combinação única de sons orgânicos e eletrónicos.

"Abaixo das Raízes Deste Jardim" está disponível a partir de hoje em todas as plataformas digitais, sendo que também ganhará versão física que estará à venda já na digressão de apresentação do disco ou neste link. Esta é uma edição Saliva Diva, editora portuense de discos focada em música underground.

A digressão de apresentação de "Abaixo das Raízes Deste Jardim" arranca no B.Leza a 18 de abril, mítica sala de espetáculos no coração da noite lisboeta. De seguida a artista leva o seu novo disco ao Porto (13 maio), Barreiro (18 maio), Leiria (24 maio), Poceirão (22 junho) e Funchal (20 julho). Os bilhetes já estão disponíveis nos locais habituais.

Em palco no concerto do B.Leza em Lisboa, EVAYA apresenta-se numa formação em trio, acompanhada por NICØ no sintetizador modular e Polivalente na drum machine e guitarra. Com a voz da artista oscilando entre uma intimidade frágil e doce, e a potência de uma maior projeção, ora mais processada ora mais crua e despida de efeitos. Uma experiência que promete transportar o público para um universo sonoro diferente mas onírico e envolvente.

Quem é EVAYA?

EVAYA é uma produtora, compositora, letrista e cantora portuguesa, natural do Poceirão.

Em 2019 formou-se pela ETIC de Lisboa em Produção e Criação musical, uma formação de dois anos que culminou com um estágio profissional em Berlim - experiência que foi interrompida pela pandemia, mas o regresso a casa e a pausa imposta pelo contexto pandêmico valeram-lhe o seu primeiro EP “INTENÇÃO” - produzido e gravado pela artista no primeiro confinamento entre Poceirão e Lisboa e editado em outubro de 2020 de forma independente.

O seu single “doce linguagem” faz parte da coletânea FNAC Novos Talentos21. Atualmente já conta com várias performances ao vivo, nomeadamente em alguns espaços culturais da cena Lisboeta; foi finalista do Festival Termómetro na edição que terminou em Maio de 2022; apresentou-se também noutros festivais importantes do panorama musical em Portugal como o Festival ID no limits, Nos Alive, MIL. Em Novembro de 2022 participou na Mostra Nacional de Jovens Criadores da Gerador com o single “atenção”. Em 2023 fez parte do alinhamento de showcases dos Festivais Tallinn Music Week na Estónia, Westway lab em Guimarães, e Emergente num Musicbox (lotado) em Lisboa.

Em novembro de 2022 participou na Mostra Nacional de Jovens Criadores da Gerador com o single “atenção”.

Em maio de 2023 fez parte do alinhamento de showcases do Festival Tallinn Music Week na Estónia. No final do ano participou da edição do Festival Emergente, tocando num Musicbox (Lisboa) lotado.

O formato live de EVAYA propõe uma imersão etérea dos conceitos propostos, através de instrumentais ruidosos, maquinaria pesada e uma entrega mais performativa da relação voz-música, que evidencia as fragilidades e potências da partilha da mensagem com o público.

Sem comentários: