quarta-feira, 3 de abril de 2024

PMDS PREPARAM EP

 













A paisagem açoriana é feita de contrastes, declives e assimetrias. Neste espaço encostado ao imenso mar, a melhor forma de observar o tangível e o abstrato é de um ponto alto, de elevado horizonte: o miradouro. Frequentemente ponto de interesse e de visita rápida para o viajante, este serve também ao residente, numa perspectiva mais lata, como espaço de contemplação e catarse que confirma a vastidão e a clausura insular.

Música Para Miradouros, o novo longa duração dos PMDS (a dupla de eletrónica açoriana que junta Pedro Sousa e Filipe Caetano), é não só a reinterpretação das antagonias características da insularidade, mas também um reclamar desses espaços. Libertador e celebrativo, introspectivo e melancólico, o disco foi gravado, ao vivo e num só take, em 4 espaços naturais da ilha de São Miguel nos Açores - Castelo Branco, Vale das Lombadas, Pico dos Bodes e Sete Cidades. Procurando desenhar um retrato sonoro de um lugar e momento, cada uma das quatro sessões foi gravada diretamente para um two-tracks, sem possibilidade de edição posterior, servindo como um postal sonoro que vive dos pequenos fatores que contribuíram para esculpir aquele modelo sonoro específico. O acordar de madrugada, a gestão da meteorologia e do vento, o transporte de instrumentos e de gerador e cada detalhe da produção fazem parte deste resultado final. Tanto quanto a paisagem circundante.

Música para Miradouros é editado em maio via Marca Pistola - a editora açoriana que se tem dedicado a dar palco aos novos artistas do arquipélago. A par da edição vinil com os temas, o LP conta ainda com 4 vídeos da autoria da Cactus que registam cada uma das sessões e uma coleção de postais sobre cada local com fotografias de Diogo Sousa. A versão teaser para Pico dos Bodes fica hoje disponível no Youtube, assim como os três temas que compõem essa sessão.

Ouçamos os Açores dos PMDS.

Sem comentários: