terça-feira, 23 de abril de 2024

SAMUEL ÚRIA CELEBRA 25 DE ABRIL





















A celebração de Abril de 1974 com inédito “Canção de Águas Mil” em “Novos Cantos Novos” Em palco com a Orquestra de Jazz de Leiria no dia 26 de Abril

Exibido ontem na RTP e entretanto disponibilizado online, Samuel Úria foi um dos artistas convidados a participar em "Novos Cantos Novos". Promovido pela Antena 3 e pela "Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril", Samuel Úria trouxe até este conteúdo captado na Fortaleza de Peniche em Janeiro passado a estreia de um novo tema, "Canção de Águas Mil".

Composta no contexto da celebração da revolução de 1974, Samuel Úria tem em "Canção de Águas Mil" o seu tributo ao que há 50 anos permitiu que em 2024 a criação possa ser concretizada sem limitações estéticas ou até políticas. A possibilidade de a interpretar num espaço tão carregado de simbolismo reforçou a sua intenção.

Nesta actuação no antigo cárcere, Samuel Úria fez-se acompanhar por um coro constituído por nove vozes, contrastando assim com a solidão que aquelas paredes esconderam. A par de "Canção de Águas Mil", também os clássicos "Fica Aquém" e "Espalha Brasas" mereceram uma versão neste formato. Também, pela primeira vez na sua voz, Samuel interpretou "Para Perto", o tema criado para as Golden Slumbers que o duo levou à edição de 2017 do Festival da Canção.

"Novos Cantos Novos" pode ser agora visto na RTP Palco ou no canal de Youtube da Antena 3.

Também no âmbito das comemorações da revolução dos cravos, Leiria receberá no próximo dia 26 de Abril a reunião em palco de Samuel Úria com a Orquestra de Jazz de Leiria. Com direcção musical do maestro César Cardoso, Samuel Úria reune-se a este colectivo para a realização de um espectáculo de características especiais e únicas: um best of dos seus temas intercalado com reinterpretações de temas associados a Zeca Afonso, Sérgio Godinho, José Mário Branco e Fernando Tordo.

Este espectáculo promovido pela Câmara Muncipal de Leira terá lugar na Praça Paulo VI a partir da 22H30 com acesso gratuito.

Sem comentários: