segunda-feira, 6 de maio de 2024

INÊS APENAS E IRMA JUNTAS EM DUETO DE TRIBUTO A TODAS AS MÃES

 











INÊS APENAS e IRMA lançaram o single colaborativo 'Se Ao Menos', já disponível em todas as plataformas digitais. Com letra da autoria da cantora, compositora e pianista de Leiria e música composta com IRMA e YANAGUI, o produtor do tema, esta canção é uma homenagem emotiva a todas as mães.

"Esta é, provavelmente, a canção mais real que já escrevi até hoje. É uma homenagem única a todas as mães e um gesto de amor incondicional. Ter esta canção com a IRMA fez-me muito sentido, não só pela partilha da dor, da saudade e da tristeza mas, também, porque agora estes sentimentos ficam eternizados no mundo", revela INÊS APENAS. Já IRMA confessa que "esta canção simboliza a urgência em eternizar a vida. Não só porque fala das nossas mães, mas porque chama de loucos aqueles que acreditam que se morre quando se vai embora. Eles é que estão loucos. As nossas mães só morrem quando deixarmos de falar delas".

Se Ao Menos' foi gravada no estúdio de Rui Veloso em Vale de Lobos, com INÊS APENAS na voz, piano e percussões, IRMA na voz e percussões, YANAGUI na guitarra, baixo e ⁠percussões, e mistura e masterização por Sassá Nascimento.

"O processo de composição desta canção foi bastante doloroso. No dia da gravação ficámos bastante emocionadas e cada 'take' que gravávamos parecia uma missão impossível. Foi muito difícil conseguir passar para a música todas as emoções que sentíamos naquele momento, dada a sensibilidade do tema, mas eu e a IRMA apoiámo-nos muito do início ao fim. Não poderia ser de outra maneira: simplesmente tinha que sair desta forma, com esta letra, esta melodia e esta harmonia", conta INÊS APENAS.

A balada de INÊS APENAS e IRMA é acompanhada por um videoclipe realizado pelo videógrafo brasileiro Dauto Galli, que mistura imagens caseiras de arquivo, filmadas durante a infância de ambas as artistas, com momentos captados durante a gravação do tema em estúdio.

Esta colaboração surgiu de uma conversa entre INÊS APENAS e IRMA sobre a perda e o processo de luto, que teve início nas redes sociais. "O luto deve ter nascido da palavra lutar" foi a frase que deu o mote para 'Se Ao Menos', bem como várias outras coincidências, que as artistas relatam no documentário sobre a canção, uma curta-metragem intimista realizada também por Dauto Galli.

"A beleza das coisas é este encontro que é único: a INÊS APENAS nunca chegaria a este sítio, nem eu, se não fosse em conjunto", conta IRMA, no documentário já disponível nas redes sociais das artistas.

Se Ao Menos' é o single de avanço do álbum de estreia de INÊS APENAS, com lançamento previsto para o final do ano. O primeiro disco da cantora, compositora e pianista sucede aos EPs "Leve(mente)" e "acústico", ambos editados em 2023, e "um dia destes", de 2022.

Após um 2023 com concertos marcantes em salas de espetáculo pelo país e em festivais como o Super Bock em Stock, em Lisboa, e a terminar as gravações do disco de estreia, INÊS APENAS terá um verão recheado de concertos, com datas e locais a ser revelados em breve.

Cantora, compositora e pianista, INÊS APENAS começou a sua formação musical no Orfeão de Leiria e licenciou-se em Piano Clássico na ESMAE, no Porto. Fez parte dos coros de Surma no Festival da Canção 2019 e foi aí que começou aí a sua descoberta como artista a solo.

Em 2021 lançou os primeiros singles como INÊS APENAS e em 2022 o EP de estreia “um dia destes”. Foi finalista do Festival da Canção 2023, com o tema 'Fim do Mundo' e editou o segundo EP de originais, "Leve(mente)", com canções de ritmos energéticos, dançáveis e intimistas. O lançamento inclui colaborações com LEFT., na faixa-título, com airplay na Rádio Comercial, com MALVA e SOLUNA, em 'Tensa' e 'La Nena' (nomeada na categoria de World Music nos International Portuguese Music Awards 2024), que a tornaram na única artista portuguesa com duas canções em simultâneo na playlist EQUAL Global do Spotify. e 'Shhinfrim', tema premiado com uma menção honrosa nos Novos Talentos FNAC 2023 e airplay na RFM.

Ainda em 2023, editou o curta-duração "acústico", com versões intimistas a voz e piano de temas dos seus dois primeiros EPs, entre elas uma colaboração com Cláudia Pascoal e o inédito 'LEIRIA NÃO EXISTE', que ganhou airplay diário na Rádio Comercial, RFM e Renascença, entrou no Top 50 da plataforma Shazam, em Portugal, e ocupou o 15º lugar no Top Canções Virais do Spotify Portugal.

INÊS APENAS prepara atualmente o aguardado álbum de estreia, com lançamento marcado para o último trimestre de 2024.

Sem comentários: