sexta-feira, 24 de maio de 2024

SOGRANORA EDITAM NOVO EP "DANÇAR SOBRE ARQUITETURA"





















Fotografia: Lucas Coelho

Os Sogranora editaram o EP “Dançar Sobre Arquitetura”, já disponível em todas as plataformas digitais. Com uma sonoridade indie-pop, este é o terceiro curta-duração do trio composto por Ricardo Sebastião (voz, guitarra, baixo, sintetizadores), Tomás Andrade (guitarra, baixo, sintetizadores, voz) e Vasco Gomes (bateria, sintetizadores, voz). O EP é o primeiro em que todos os elementos da banda assumem a voz principal e inclui 5 canções com letra, música e produção da própria banda.

Nas palavras do grupo, o curta-duração é um conjunto de "histórias e pensamentos sobre desamor. O Frank Zappa disse uma vez que “falar sobre música é como dançar sobre arquitetura”. Gostámos muito deste conceito e achámos que faria sentido para estas músicas, que são canções sem grandes preconceitos ou racionalizações. São apenas para se sentir e levam-nos a dançar sobre a arquitetura complexa dos nossos pensamentos e sentimentos”.

Os Sogranora revelam que encontraram nas canções do novo EP "uma forma de libertação e expressão de sentimentos e pensamentos, num ambiente de melancolia harmoniosa que leva o ouvinte numa jornada emocional que vai desde a tristeza e desespero até à esperança e aceitação. “Dançar Sobre Arquitetura” é um registo de baladas sentimentais, pinceladas com camadas de guitarras acústicas e elétricas nostálgicas, ruidosas e funky, coros e vocais épicos, baterias acústicas e eletrónicas e sintetizadores variados".

Além dos temas habitualmente interpretados pelo vocalista principal Ricardo Sebastião, "Dançar Sobre Arquitetura" "apresenta um novo universo criativo e performativo, no qual os três elementos da banda assumem o papel de compositor e vocalista principal. ‘Que Distância É Essa?’, por exemplo, conta com a voz groovy do baterista Vasco Gomes e é uma música que aborda a importância da demonstração de vulnerabilidade e empatia, caracterizada por um ambiente dançável e percussivo, enquanto o carácter intimista e, de certo modo, conformista de ‘O Que For Será’ faz da canção uma balada soft-rock melancólica e sentimental, marcada pela leveza da voz do Tomás Andrade e do seu piano. A partir desta ambivalência musical expandimos a nossa sonoridade para novos rumos sonoros que não tínhamos explorado até agora", confessa a banda.

Os Sogranora anteciparam o novo EP com o tema 'Sereias do Mal', que "conta a história de umas sereias que nos seduziram e embalaram, apenas para diversão pessoal", conta o trio. "Ao contrário das restantes canções, que são mais íntimas e sentimentais, esta é mais em tom de brincadeira", acrescenta a banda. “Dançar Sobre Arquitetura" é acompanhado pelo novo single 'O Que For Será', uma balada indie pop que o trio descreve como "um grito de libertação e crescimento pessoal, uma necessidade de despertar e um mantra que nos lembra que a vida fluirá sempre como tiver de ser, de forma genuína e não forçada”.

“Dançar Sobre Arquitetura“ é o terceiro EP dos Sogranora. O curta duração sucede a "Amarílis", de 2023, e “Altivez e Castigo”, de 2020, projetos que deram a conhecer temas como ‘Qualquer Impasse’, ‘Alguém’, ‘Cá Pra Ver’, ‘Semilisboeta’ ou ‘Se Ficares Sem Chão’.^

Ligados à música desde cedo, Tomás Andrade e Vasco Gomes estudaram no Hot Clube. Já Ricardo Sebastião descobriu a paixão pela música mais tarde e aprendeu tudo o que sabe praticamente de forma autodidata. Além de músicos são todos professores de música, com formação pela ETIC e pela ESML.

Os Sogranora conheceram-se num clube de basquetebol e formaram a banda em 2016. John Mayer é o artista que apontam como a maior referência, inspirando-os enquanto guitarrista, cantor e compositor. Outras influências do grupo são, também, Tame Impala, Capitão Fausto, Ornatos Violeta, Vampire Weekend, Radiohead, The Beatles, Beach Boys, Fausto, Chet Baker, Depeche Mode ou Massive Attack, entre outros.

Tomás, Vasco e Ricardo começaram a compor originais em 2018 e lançaram o primeiro single, ‘Semilisboeta’, em 2019. Essa canção abriu-lhes portas para 15 concertos nesse mesmo ano, em várias salas de espetáculos e festivais. Em 2020 editam o EP de estreia, "Altivez e Castigo", que descrevem como "uma viagem de 16 minutos pelo deserto isolado". No verão desse ano apresentam o tema ‘Peixes’, inspirado pela natureza e acerca da vontade de sair de casa e reconhecer o mundo com olhos mais conscientes. O segundo EP, "Amarílis", chegaria em 2023, com os singles ‘Semilisboeta’, ‘Qualquer Impasse’, ‘Alguém’ e ‘Cá Pra Ver’. Ainda em 2023, duas canções dos Sogranora, ‘Se For’ e ‘Qualquer Impasse’, foram incluídas na banda sonora da série “Morangos Com Açúcar”, emitida pela TVI e disponível para streaming na plataforma Prime Vídeo.

As músicas dos Sogranora são fruto das mentes inquietas do trio de músicos e nascem da vontade de criar sensações e sentimentos profundos em quem as ouve. O objetivo da banda é que o ouvinte se relacione com o que pretendem transmitir, seja pelas letras acerca dos problemas da vida mundana, sobre a mente humana, o crescimento ou o amor, seja pelas paisagens sonoras que criam, ora épicas e intensas, ora mais tranquilas e melancólicas.

Sem comentários: