terça-feira, 14 de maio de 2024

TIPO AO VIVO APRESENTA NOVO DISCO



Tipo apresenta VIGIA pela primeira vez ao vivo no próximo dia 29 de Maio, na BOTA, em Lisboa, pelas 21h. Os bilhetes estão à venda na Ticketline e locais habituais.

VIGIA, o segundo longa duração de Tipo, projecto a solo e Salvador Menezes, membro co-fundador de You Can’t Win Charlie Brown, foi editado a 22 de Março num conjunto de 10 temas originais escritos e compostos pelo músico que o consolidam como um dos mais promissores cantautores da sua geração. O álbum está disponível em todas as plataformas digitais e numa edição limitada em vinil.

Ao vivo Tipo faz-se acompanhar por Pedro Branco (baixo e guitarra), Tomás Sousa (bateria), Inês Sousa (teclados, baixo e voz), Gabriela Martins (flauta) e Guilherme Duque (clarinete).

“Este foi um disco feito com tempo. Começou em 2019, com o batimento cardíaco da minha segunda filha. Os primeiros acordes em Março de 2020, quando a pandemia coincidiu com o seu nascimento. Nunca houve pressa - tudo é melhor quando o tempo não tem (val)idade.”

Tipo

Para estúdio Tipo levou Pedro Branco (guitarra e baixo) e Tomás Sousa (bateria) amigos e companheiros de banda em YCWCB. Há um dueto com Inês Sousa, no tema “Reclamo Baixinho”. E a participações Leonor Arnaut e, dos também companheiros de banda, Afonso Cabral, David Santos (Noiserv) e João Gil em “Rotinas”. Martim Sousa Tavares assinou os arranjos de orquestra e Tipo a produção. VIGIA foi misturado por Eduardo Vinhas e masterizado por Mários Barreiros. ­

Salvador Menezes teve o seu primeiro envolvimento sério com a música aos 19 anos, quando a sua (já extinta) banda V. Economics lançou o primeiro EP em 2006. O segundo EP foi editado em 2008, ano que marcou o fim do grupo e a partir do qual começa a compor os seus primeiros temas a solo. Pouco depois, juntamente com Afonso Cabral, David Santos e Luís Costa, funda os You Can’t Win, Charlie Brown. Desde 2010 lançaram dois EP e quatro álbuns. O seu projecto a solo, Tipo, nasce em 2015, o primeiro álbum vê a luz do dia em 2018 com co-produção de Salvador Menezes, Benjamim e Afonso Cabral. Pelo meio contam-se colaborações em álbuns de Minta & the Brook Trout, Paus, Noiserv, Rita Redshoes, They’re Heading West e muitos concertos nos principais auditórios e festivais portugueses, entre algumas passagens pelo estrangeiro.

Sem comentários: