sexta-feira, 12 de julho de 2024

JOSEP.H. EDITA "FENO TRINO"













O tema foi inspirado num momento crítico de um amigo próximo do artista, que sofre de insuficiência crónica das supra-renais.

“Feno Trino” é o novo single de JOSEP.H. e fala àqueles que, de alguma forma, são ou foram abusados – é uma canção e um apelo para reunir forças e resistir aos momentos difíceis, ultrapassar os traumas deixados pela dor, pela humilhação e pela suscetibilidade.

Este novo single foi inspirado num período crítico de Luís, seu amigo próximo, que sofre de insuficiência crónica das supra-renais. Apesar de tudo, Luís sempre lidou relativamente bem com o seu problema grave de saúde, assim como todos os que o rodearam ao longo do seu percurso. Quando ingressou no mercado de trabalho, aquando da sua entrada na vida adulta, iniciou, em simultâneo, uma das fases mais difíceis da sua vida: os seus colegas de trabalho não aceitaram lidar com as suas limitações e sofreu de assédio psicológico por parte de pares e superiores. A intensidade dos abusos foi de tal ordem que teve de abandonar a empresa e procurar novos rumos para a sua vida profissional. Conseguiu trabalho como camera man num canal de televisão, onde se sentiu integrado, aceite e realizado, e hoje é assistente de produção num canal de notícias português. No entanto, as sequelas perduraram e teve que procurar acompanhamento psicológico durante alguns anos.

Luís é alentejano e foi na paisagem alentejana, tão presente na sua infância e juventude, que alimentou a sua esperança nesse período mais difícil. Conseguiu superar o trauma que lhe fora infligido, sonhando para além do momento que se apresentava tão difícil e acreditando naquilo que ele sabia de si próprio – quem era e sempre fora.

O Alentejo é a terra que JOSEP.H. chama de casa. A abertura das suas planícies, o dourado das suas searas, o azul fundo do seu céu foram também palco das suas próprias superações. O Alentejo está sempre presente nas suas canções, mas em “Feno Trino” essa presença é mais vívida e tangível.

A faixa e o videoclipe que a acompanha já se encontram disponíveis digitalmente.

JOSEP.H. - Biografia

Nascido em Alcobaça no ano de 1981, começou a tocar guitarra como autodidata aos 14 anos de idade. O seu interesse central foi desde essa altura a escrita de canções originais. Envolveu-se em diversos projetos amadores, tais como bandas de música Pop, Rock, Electro e Experimental. Também cantou em corais gospel.

Formou-se em ‘Teoria, Harmonia e Combo Jazz’ pela Academia de Música de Alcobaça no ano 2000. Licenciou-se em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora. Vive nessa cidade desde que ingressou no curso (2000/2001). Licenciou-se em 2006.

Em 2013, fundou em Évora a escola de música ‘ComCordas – Música & Vida’ onde leciona Guitarra, Piano e Canto contando com outros colaboradores para lecionar outros instrumentos.

Em 2017 deu início à sua carreira de músico a solo, tendo participado na primeira edição do programa Master Class da Antena 1, dedicado aos novos compositores de música portuguesa. Lançou diversos singles como ‘BASTA!’, ‘A Lua à Luz do Dia’, ‘O que vai dar’, ‘Num Dia Assim’, ‘Não Te hei-de Largar’ e ‘O Legado’. O seu mais recente single será lançado a 12 de Julho, tendo como título ‘Feno Trino’.

Antes do final do presente ano (2024) lançará ainda outro single, com o título ‘Acho-lhe Graça’. Prepara o seu primeiro LP para ser lançado em 2025 com o título ‘Queda Programada’.

Sem comentários: