Catarina Castanhas está de volta com o seu mais recente single, "Filha de Lisboa”, disponibilizado hoje em todas as plataformas digitais. Após surpreender com "À Deriva", tema lançado no início deste ano e que marcou uma reinvenção significativa na sua carreira, "Filha de Lisboa" representa a continuação da sua jornada musical.
Concebido como uma celebração das origens e influências da artista, “Filha de Lisboa” conta novamente com a colaboração de Gonzalo Tau, Riic Wolf e Guerra, com quem Catarina Castanhas co-assina a escrita e composição do tema.
“Filha de Lisboa” combina sons e elementos da tradição portuguesa, destacando-se especialmente o universo do fado (presente até no título da música, directamente inspirado pelo fado “Eu Sou Filha de Lisboa” de Ada de Castro), com influências vibrantes da cultura cabo-verdiana. Além de enaltecer as suas raízes familiares, com uma homenagem declarada à avó da artista que sempre a incentivou a seguir o sonho da música, esta fusão reflecte também a identidade emocional e cultural de Catarina Castanhas, sempre presente nas suas canções.
A ligação ao universo familiar e a dimensão autobiográfica de “Filha de Lisboa” tornam-se ainda mais claras no videoclip do tema, estreado esta manhã no canal de YouTube da artista. No vídeo, Catarina Castanhas surge ao lado de várias pessoas da sua família, criando uma ponte harmoniosa entre o passado e o presente, entre diferentes gerações, entre dois países e culturas.
Com uma abordagem urbana e moderna, Catarina Castanhas continua a explorar e a desenvolver a sua sonoridade. "Filha de Lisboa" é uma afirmação do seu caminho artístico, a chegada a um novo lugar especial na sua viagem pela paisagem sonora “afro-lusa”. E é a certeza de estarmos perante uma artista inovadora e versátil, pronta para deixar a sua marca na música contemporânea.
Sem comentários:
Enviar um comentário