segunda-feira, 5 de agosto de 2024

VERÃO A 2 TEMPOS * EPICENTRO





















O Verão a 2 Tempos * Epicentro continua, nesta segunda semana de agosto, com vários dias dedicados ao hip hop, com especial destaque para a Roda ao Centro e o seu aniversário. Nesta semana, haverá também Conversa na Baixa sobre a história do hip hop português, com o autor do livro Hip Hop Tuga - Quatro décadas de Rap em Portugal, Ricardo Farinha. Destaque, ainda, para o DJ Set de Rui Miguel Abreu.

A segunda semana do Verão a 2 Tempos * Epicentro inicia-se, na terça-feira, dia 6 de agosto, às 18h00, com o Dj Set de Artures, no Palco Epicentro, na Praça de Comércio. No mesmo local, às 19h00, atua a banda Monch Monch, que tem como missão solidificar o conceito de punk mastigado, um punk visceral que mistura referências do rock e do experimental brasileiro (Boogarins, Chico Science & Nação Zumbi, Titãs) num caldeirão antropofágico, entre letras densas e sonoridades profundas.

Homem ligado ao hip hop, ao jazz e à música improvisada e um dedicado colecionador de música impressa em todos os formatos, Rui Miguel Abreu vai iniciar o programa de dia 8 de agosto, às 18h00, com o seu DJ Set no Palco Epicentro, na Praça do Comércio. O programa prossegue às 19h00, com a festa de aniversário da Roda ao Centro, com uma apresentação dos artistas do coletivo.

Já na sexta-feira, dia 9, às 17h00, é a vez de uma nova Conversa na Baixa, esta sobre a história do hip hop português, com o autor do livro Hip Hop Tuga - Quatro décadas de Rap em Portugal, Ricardo Farinha. E às 19h00, o Largo do Romal receberá a Roda de Capoeira, desenvolvida pela Desperta Capacidade, uma associação que tem como principais objetivos promover o desenvolvimento e o bem-estar social e incentivar a consciência cívica, trabalhando áreas como a cultura, a recreação, a sensibilização social e o desporto. Às 22h00, numa parceria com a 15ª edição do Festival das Artes Quebra Jazz, atuam os THEMANDUS, grupo de Afonso Boucinha Silva, Ricardo Alves, Eduardo Carneiro Dias, no Quebras Costas.

A semana encerra no sábado, dia 10, às 19h00, na Praça do Comércio, com um especial Roda ao Centro, que vai juntar as duas residências que vão decorrer durante a semana: uma de dança no Atelier A Fábrica e a outra mais orientada para a música, de terça a sexta-feira, no Salão Brazil.

O Verão a 2 Tempos * Epicentro aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, através de concertos, DJ Set, sessões de cinema, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa, que junta o programa municipal Verão a 2 Tempos com o Festival Epicentro, distribuídos por várias artérias da Baixa de Coimbra.

Numa ampla coorganização de entidades culturais, sociais e políticas, sediadas na Baixa de Coimbra, Verão a 2 Tempos * Epicentro conta com a parceria da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, da Associação Cultural Quebra Costas, da Escola da Noite, da Encontros de Fotografia, da Associação Há Baixa, do Jazz ao Centro Clube e da União das Freguesias de Coimbra.

Com mais de três centenas de propostas artísticas, das quais 25 são residências artísticas, que enformam a oferta cultural interdisciplinar nos meses de Verão e numa perspetiva de estreito diálogo e articulação com os agentes culturais sediados na cidade e na região de Coimbra, este programa promove a articulação entre as mais diversas entidades, amplia a oferta cultural de Coimbra, incentiva a criação artística, promove a criação de públicos e provoca pensamento sobre as dinâmicas sociais e culturais da baixa da cidade.

Todos os espetáculos são de entrada gratuita e toda a programação está disponível em https://v2t-epicentro.com/programacao/
 
PROGRAMAÇÃO 5 DE AGOSTO A 10 DE AGOSTO

“Monch” é uma onomatopeia usada nas bandas-desenhadas para expressar mordidas, ou algo que é devorado. Também foi o nome adotado por um artista inquieto para expressar as suas criações musicais, frutos de deglutições das mais diversas referências. MONCHMONCH é um jovem paulista radicado no Porto, que lançou recentemente o seu primeiro álbum, “Guardilha Espanca Tato”, lançado pela Seloken Records, no Brasil, e trazido para Portugal pela editora Saliva Diva. MONCHMONCH pretende solidificar o conceito de punk mastigado, um punk visceral que mistura referência do rock e do experimental brasileiro (Boogarins, Chico Science & Nação Zumbi, Titãs) num caldeirão antropofágico, entre letras densas de significados e sonoridades profundas.

6 de Agosto // Praça do Comércio // 19:00

Rui Miguel Abreu escreve sobre música no Expresso e Blitz, coordena a plataforma digital Rimas e Batidas e dá voz à sua paixão por muitas músicas nos microfones da Antena 3. Além disso, Rui Miguel Abreu é um dedicado colecionador de música impressa em todos os formatos e essa coleção costuma alimentar DJ sets exploratórios que seguem os caminhos a que a imaginação conduz, de África ao Jazz, do funk ao Brasil, da electrónica ao espaço. Vale tudo. 
22H00 THEMANDUS (QUEBRA JAZZ) QUEBRA COSTAS

8 de Agosto // Praça do Comércio // 18:00

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
5 DE AGOSTO A 10 DE AGOSTO

6 AGO

18H00 DJ SET ARTURES PRAÇA DO COMÉRCIO
19H00 MONCH MONCH PRAÇA DO COMÉRCIO

8 AGO

18H00 DJ SET RUI MIGUEL ABREU PRAÇA DO COMÉRCIO
19H00 RODA AO CENTRO (ESPECIAL ANIVERSÁRIO) PRAÇA DO COMÉRCIO

9 AGO

19H00 RODA DE CAPOEIRA LARGO DO ROMAL
22H00 THEMANDUS (QUEBRA JAZZ) QUEBRA COSTAS

10 AGO

17H00 DJ SET NA BAIXA COOLABOOLA
19H00 ESPECIAL RODA AO CENTRO PRAÇA DO COMÉRCIO
22H00 THEMANDUS (QUEBRA JAZZ) QUEBRA COSTAS

Sem comentários: