terça-feira, 17 de setembro de 2024

EDIÇÃO ARTES NO ROSSIO, VIMIERO, ARRAIOLOS

 




















A Câmara Municipal de Arraiolos apresenta a segunda edição do Artes no Rossio, com direção artística de José Peixoto.

Nos dias 27 e 28 de setembro, a Vila do Vimieiro em Arraiolos recebe a Orquestra Sinfonietta de Lisboa com Coro Ricercare, e Jorge Palma para a segunda edição do Artes no Rossio, que tem lugar no Parque Urbano do Rossio de Vimieiro, no coração do Alentejo.

Sexta-feira, no primeiro dia do programa, a Sinfonietta sobe ao palco com o Coro Ricercare para apresentar um programa especialmente concebido para o Artes no Rossio.

Com direção de Vasco Pearce de Azevedo e Pedro Teixeira (Coro Ricercace). serão apresentadas duas obras fundamentais da música clássica: o monumental Requiem de Mozart e o Cântico de Jean Racine de Fauré, assinalando o centenário da morte do compositor francês.

Em palco os solistas Elsa Cortez, Ana Ferro, João Cipriano Martins e Armando Possante.

No sábado dia 28, Jorge Palma sobe ao palco do Artes no Rossio, ao lado de Gabriel Gomes e Vicente Palma para uma noite de grandes canções.

Nas palavras de José Peixoto:

“Dando seguimento à calorosa recepção da primeira edição das Artes no Rossio (2023) na vila do Vimieiro, a edição de 2024 manterá a mesma linha de programação apostando em levar a esta vila do interior do Alto Alentejo concertos de grande qualidade num convidativo auditório ao ar livre. Assim, a 27 de setembro teremos de novo a Orquestra Sinfonietta de Lisboa que com o Coro Ricercare interpretarão música de Gabriel Fauré e o monumental Requiem de Mozart. Sob a direção de Vasco Pearce de Azevedo, a Sinfonietta estará em palco com o Coro Ricercare num reportório especialmente preparado para o Artes no Rossio.

No segundo dia, sábado 28 de setembro, um dos mais importantes nomes da música portuguesa, o pianista, compositor e cantor Jorge Palma apresenta-se em trio.

É uma enorme satisfação poder dar continuidade a esta ideia e saber que as sementes deste evento, acolhidas pela equipa da Câmara Municipal de Arraiolos no ano passado, germinaram com entusiasmo. Da nossa parte, podemos dizer já que o futuro já está presente!"

José Peixoto
Diretor Artístico. Artes no Rossio


27 Setembro, sexta, 21h30 |

Orquestra Sinfonietta de Lisboa & Coro Ricercare sob direção de Vasco Pearce de Azevedo.

Requiem de W.A. Mozart (1756-1791) e Cantique de Jean Racine Op. 11 de Gabriel Fauré (1845-1924), assinalando o centenário da morte do compositor francês.
Soprano: Elsa Cortez
Alto: Ana Ferro
Tenor: João Cipriano Martins
Baixo: Armando Possante
Coro Ricercare (Direção: Pedro Teixeira)
Orquestra Sinfonietta de Lisboa
Direção: Vasco Pearce de Azevedo

28 Setembro, sábado, 21h30 |  
Jorge Palma
Gabriel Gomes (acordeão) e Vicente Palma (guitarra, piano e voz)

Jorge Palma é um caso raro em Portugal. Compositor e intérprete admirado pelos colegas, amado pelo público, demasiado célebre para o papel de génio obscuro, demasiado genuíno e rebelde para ser um músico previsível e formatado. O seu percurso de vida observa-se sempre a par da música. Exímio pianista, começou a aprender a tocar este instrumento apenas com seis anos de idade. É hoje um dos grandes nomes da música portuguesa dos séculos XX e XXI.

Sobe ao palco do Artes no Rossio com Vicente Palma e Gabriel Gomes (ex-Madredeus e Sétima Legião), os dois músicos que o acompanham no seu formato acústico. Vicente surge na guitarra, no piano ou na voz, acompanhando Jorge Palma em alguns dos temas que juntos já tocam há mais de uma década. Gabriel Gomes oferece a sonoridade do seu acordeão para criar ambientes verdadeiramente íntimos e especiais.

Os concertos serão às 21h30. A entrada é gratuita e limitada à lotação do recinto.
 
Organização: Câmara Municipal de Arraiolos
Direção artística: José Peixoto
Produção executiva: Carla Rodrigues
 


Sem comentários: