terça-feira, 17 de setembro de 2024

ORQUESTRA DE JAZZ DE MATOSINHOS NOMEADA PARA OS GRAMMY LATINO

 











O arranjo de Nailor Proveta para o tema "Linha de Passe" – o primeiro single do disco da Orquestra Jazz de Matosinhos, "Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses", lançado em março, em Portugal e no Brasil pela reputada Biscoito Fino – está nomeado na categoria Melhor Arranjo na 25.ª edição dos GRAMMY Latinos.

"É com enorme orgulho que vemos o desempenho da OJM ser reconhecido nesta lista de tão grande prestígio e deixamos uma palavra saudosa ao Zuza Homem de Mello e, claro, os parabéns ao grande músico e arranjador Nailor Proveta", afirma Pedro Guedes, diretor da OJM.

Recorde-se que "Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses" resulta de um concerto com curadoria de Zuza Homem de Mello, a convite da Casa da Arquitetura, aquando da inauguração da exposição “Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira” (2018), onde a Orquestra Jazz de Matosinhos interpretou o repertório escolhido por Zuza Homem de Mello, que também escolheu os arranjadores.

Ano e meio depois do concerto, e em homenagem a Zuza Homem de Mello – que faleceu em 2020 – a OJM decidiu registar em disco o concerto, tendo como convidados Kiko Freitas (bateria) e Gabi Guedes (percussão), e direção musical de Pedro Guedes.

“Linha de Passe", composto por João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio, é um dos temas captados em
"Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses", do qual também fazem parte clássicos como “Corcovado” e “Wave” (António Carlos Jobim), “Carinhoso” (Pixinguinha) e “Nanã (Coisa n.º5)” (Moacir Santos).

De acordo com a lista de nomeações, o arranjo a ser considerado "deve ser novo, lançado pela primeira vez em qualquer gravação durante o ano de elegibilidade atual".

A cerimónia de entrega dos Grammy Latinos realiza-se dia 14 de novembro, em Miami.

Sem comentários: