terça-feira, 22 de outubro de 2024

A MÚSICA DÁ TRABALHO REGRESSA ÀS ESCOLAS PARA MOSTRAR “QUEM FAZ O QUÊ ANTES DA MÚSICA TE CHEGAR AOS OUVIDOS?”

Com a noção de que as ações em parceria com o ensino formal são determinantes para desenvolver competências e públicos e, nalguns casos, despertar uma capacitação que se mostra essencial para o estímulo a uma eventual profissionalização no setor das artes, temos investido nelas muito do nosso esforço. Se no programa ZUS pedíamos a bandas do ensino secundário que nos mostrassem originais (onde apareceram First Breath After Coma, Surma ou Whales), no âmbito do programa Música Omnipresente, desafiamos ex-alunos (agora profissionais no setor das artes) a regressar às suas antigas escolas para desenvolverem ações de formação e de capacitação sobre as áreas das suas competências. Foi também nesse processo que iniciámos um inquérito sobre hábitos culturais aos alunos que nos permitiu aferir da sua curiosidade em compreender melhor as funções ligadas à música e a vontade de verem em palco alguns dos seus ídolos musicais locais.

Sob o mote de “Quem faz o quê antes da música te chegar aos ouvidos?”, selecionámos 22 funções que são determinantes para que tal aconteça. Para a devida contextualização criámos um livro com 22 ilustrações e textos onde ganham vida a compositora Aurora, o escritor Mykos, a engenheira de som Paula, o intérprete Tomás, o divulgador Leo, a manager Zulmira, o agente Zé, a fotógrafa Maria, o realizador de vídeo Ovídio, a editora Flora, o designer João, a gestora de redes sociais Natalina, a relações públicas Dulce, o lojista Luca, o programador Joaquim, a assistente de artista Marie, o assistente de palco Nuno, a técnica de luz Rita, o técnico de som Andrey, a contabilista Laura, o ouvinte Mike e a espectadora Tina.

Com ilustrações de Tenório e textos de Hugo Ferreira e Patrícia Martins, este livro é distribuído, antecipada e gratuitamente a todos os alunos, que depois observam a chegada dos técnicos e produtores para montar o palco e sistema de som na sua escola. A meio da manhã, as várias turmas vão sendo guiadas pelas várias estações representativas de algumas destas profissões, permitindo-lhes a possibilidade de as compreenderem e experimentarem. Depois de almoço todos os alunos se juntam nas sessões de concerto, que terão cerca de 25 minutos de duração e que têm também explicações, entre as músicas, das funções que vemos em cima de palco.

Pretende-se que, para além da promoção da fruição musical, se promova a literacia e se valorize o trabalho e a profissionalização de todos os que contribuem para o setor da música e, mais ainda, de todos os que ali estão envolvidos. E que os livros sejam o testemunho de que parte dessa literacia e valorização possa também chegar aos pais que mais facilmente absorvem a informação que os filhos entusiasmados lhes trazem da escola.

Nas primeiras edições do projeto, levámos artistas locais e que, preferencialmente, tenham sido estudantes nas respectivas escolas por onde passámos, com a intenção de dá-los a conhecer aos jovens da região, mostrando diferentes géneros musicais, diferentes métodos de criação e sensibilidades artísticas e como é que a escola onde andaram influenciaram nos seus percursos. Nas últimas edições temos levado a banda MDT, constituída por elementos da equipa do projeto e que, na parte da manhã são os mentores de cada profissão. Um concerto criado exclusivamente para este efeito, composto por algumas versões de temas da autoria de artistas da Omnichord e alguns originais, dinâmicos e interativos, entre os músicos e os alunos.

Em novembro, a Música Dá Trabalho passa por várias escolas de Torres Vedras: dia 4 de novembro Escola do Maxial, 5 de novembro Escola da Freiria e 6 de novembro Escola de Campelos. As próximas escolas a receber a Música Dá Trabalho serão divulgadas em breve.

Elementos da Banda MDT

Vasco Silva (Whales, Terrible Mistake, Produtor Omnichord) - Baixo e Voz
Rui Gaspar (First Breath After Coma, Casota Collective) - Guitarra e Voz
Manuel Gil (Casota Collective) - Teclas e Voz
Filipe Rocha (The Legendary Tigerman, Sean Riley & The Slowriders) - Bateria
Leonor Atalaia (Produtora Omnichord) - Voz
Carolina Chora (Comunicação Omnichord) - Voz

Mentores MDT

Vasco Silva - Compositor
Leonor Atalaia - Editora
Manuel Gil - Realizador de Vídeo
Nuno Rancho - Técnico de Som
Carolina Chora - Gestora de Redes Sociais

https://www.facebook.com/amusicadatrabalho
https://www.instagram.com/amusicadatrabalho/

Sem comentários: