sexta-feira, 18 de outubro de 2024

AFONSO CABRAL LANÇA NOVO SINGLE CONFUSÃO / ざわめき COM ARTISTA JAPONÊS SHUGO TOKUMARU





















Afonso Cabral, cantautor conhecido pelo seu trabalho enquanto vocalista e letrista dos You Can’t Win, Charlie Brown, continua a desvendar canções do seu próximo disco a solo Demorar. Confusão/ざわめき é o segundo avanço do novo álbum.

Confusão / ざわめき é uma espécie de cruzamento entre desejo, destino, lata e gente talentosa.

Desejo porque há muito tempo que Afonso Cabral queria uma ligação ao Japão num disco. "O imaginário pop nipónico anda comigo desde que sou pequeno. Entrou primeiro pela TV com o Dragon Ball, os Cavaleiros do Zodíaco e o Oliver e Benji, e foi criando raizes mais fortes numa juventude que contava com as personagens de diversos Final Fantasy e os mundos do Hideo Kojima como companhia frequente", refere o artista.

Mais recentemente, já em adulto e com pouco tempo para dedicar às consolas, quis o destino que Afonso Cabral fosse brindado com a sorte de poder ir ao Japão um par de vezes como parte da banda de Bruno Pernadas em vários concertos pela terra do sol nascente. Foi no regresso de uma dessas viagens, que ficou claro que teria de ter uma colaboração com um músico japonês no disco que estava a começar a nascer e que viria a ser o Demorar. "O primeiro nome que me veio à cabeça foi Shugo Tokumaru, um artista que me foi mostrado pelo meu querido amigo e também ele muito talentoso Salvador Menezes, também conhecido pelo nome artístico Tipo. Lembro-me que foi em 2013. Apaixonei-me pelo vídeo criativo e milimétrico de Katachi, que se tornou viral (se essa expressão já existia) na altura. O fascínio manteve-se em 2016 com o álbum Toss, que ainda por cima contava, na bateria, com outro dos meus heróis talentosos, o Greg Saunier, dos Deerhoof".

Sabendo quem queria convidar, agora faltava a canção certa a Afonso Cabral. "Assim que os primeiros acordes da Confusão começaram a soar, percebi que havia ali um casamento feliz a pedir para acontecer. Gravei uma maquete e fui à internet procurar um endereço email. Enchi-me de lata e escrevi ao muito talentoso Shugo Tokumaru, que ouço há 11 anos, a apresentar-me e a saber se queria escrever uma parte da música em japonês e cantá-la comigo. A resposta foi praticamente imediata e dizia sim. Agora, Confusão / ざわめき é do mundo e isso deixa-me muito feliz."

Demorar é o nome do novo disco de Afonso Cabral, gravado no recém-criado estúdio louva-a-deus em Lisboa. A edição, também com o selo louva-a-deus, chega às plataformas antes do fim do ano, mais precisamente a 8 de novembro.

O primeiro concerto de lançamento de Demorar acontece a 27 de fevereiro no Lux Frágil em Lisboa e conta com artistas como António Vasconcelos Dias, David Santos, Inês Sousa, João Correia, Margarida Campelo e Pedro Branco. Os bilhetes estão a partir de agora disponíveis nos locais habituais e aqui.

Sobre Afonso Cabral:

Afonso Cabral (Lisboa, 1986), tem sido uma presença constante, embora por vezes discreta (como ele gosta), na cena musical lisboeta nos últimos 15 anos - quer seja com os seus You Can't Win, Charlie Brown; como parte integrante das bandas de Bruno Pernadas, Minta & The Brook Trout e Mais Alto!; ou como escritor de canções para outros intérpretes. Nesse último campo, destacam-se Perto, escrita para Cristina Branco, e Anda Estragar-me os Planos, escrita em parceria com Francisca Cortesão para o Festival da Canção 2018 para a voz de Joana Barra Vaz e reinterpretada mais tarde por vários cantores, tais como Salvador Sobral e Tim Bernardes.

Em nome próprio, Afonso Cabral editou Morada em 2019. Prepara-se para lançar o seu segundo álbum Demorar, em novembro de 2024.

Sem comentários: