terça-feira, 11 de março de 2025

DEALEMA CELEBRAM TRÊS DÉCADAS DE CARREIRA COM CONCERTO IMPERDÍVEL NO COLISEU PORTO AGEAS

 








São um dos casos mais sérios de longevidade no hip-hop nacional. Com cinco álbuns e um EP editados, o colectivo composto por Expeão, Fuse, Guze, Maze e Mundo Segundo prepara-se para revisitar a carreira num concerto especial e repleto de surpresas, dia 20 de Fevereiro do próximo ano, no Coliseu Porto Ageas.

Corria o ano de 1996 quando, entre rimas e batidas, os Dealema se juntaram para materializar aquele que viria a ser o primeiro trabalho da banda, o mítico “Expresso do Submundo”. Uma obra de colecionador que faz parte da história do hip-hop em Portugal e que teve honras de reedição por altura da celebração da maioridade do colectivo.

Anos mais tarde, e a convite da editora Norte Sul, chega-nos o álbum homónimo que arrebatou a crítica e o público mostrando que afinal o hip-hop também pode ser exprimido em português, com língua afiada e beats pesados. Começa assim a aventura mediática dos Dealema que em 2008 regressam a estúdio, agora de forma independente, para compor o “V Império”, um álbum que veio confirmar o estatuto de banda de culto, consolidando o eixo Porto/Gaia como a nação do hip-hop em Portugal. Deste disco fazem parte alguns dos maiores hinos da banda, ainda hoje tocados ao vivo.

Dois anos mais tarde, a convite do radialista e programador musical Henrique Amaro, associam-se numa parceria de sucesso à NOS Discos editando o EP “Arte de Viver”. Neste disco começam a vislumbrar-se alguns raios de luz que anteveem uma Alvorada da Alma ainda por editar. Segue-se então “A Grande Tribulação”, em que os Dealema regressam aos beats pesados e à lírica mais negra. Neste longa duração, o pentágono pinta a tela do momento pré apocalíptico que paira sobre a Humanidade, com muita poesia e ambientes carregados de intensidade.

Por fim, a “Alvorada da Alma”, que é um regresso às origens, onde tudo começou, à paixão pela música desde o primeiro momento até ao que ela representa hoje. O trabalho contou, pela primeira vez com 12 convidados, alguns deles nomes internacionais da cena hip-hop e outros vindos de universos musicais distintos do rap, o que se traduziu numa diversidade sonora que se consagrou grandiosa.

Nos últimos anos, os Dealema têm continuado a pisar os palcos de Norte a Sul, investido nas suas carreiras a solo, com uma longa lista de títulos editados e colaborações de sucesso. Porém, a efeméride dos 30 anos de carreira da banda levou-os a projetar um espetáculo único, de revisita à sua discografia, com um concerto imperdível a 20 de Fevereiro de 2026, no Coliseu Porto Ageas.

Nas palavras de Mundo Segundo “achamos que fazia sentido assinalarmos este marco histórico numa sala igualmente mítica da cidade do Porto. O nosso último lançamento foi em 2013 e sentimos uma necessidade sincera de regressar com algo especial tanto para nós como para todos aqueles que nos seguem ao longo destas três últimas décadas”. Os bilhetes ficam à venda a partir de hoje na BOL e locais habituais, e o preço varia entre 25 e 35€. O espetáculo está classificado para maiores de 6 anos e nas palavras do MC e produtor “garantimos que será algo realmente inesquecível e grandioso. No mínimo prometemos o máximo. Ninguém pode ficar de fora desta mítica e incomparável viagem Dealemática.”

Sem comentários: