quarta-feira, 23 de abril de 2025

"LUZ VERDE" PARA LOGG





















Fotografia: Pluma

Escrita pelo cantor e compositor com Riic Wolf, Carolina Martins, Carlos M. Ferreira e Maria Castro, a canção pop com influências de hip hop foi produzida por Diogo Guerra, que compôs a melodia com Francesco Meoli.

LOGG acaba de editar o novo single 'Luz Verde', já disponível em todas as plataformas digitais. Esta é uma canção sobre sobrevivência e resiliência emocional num mundo em que as conexões são cada vez mais descartáveis. A sonoridade une a Pop com uma batida ritmada a influências urbanas de Hip Hop.

"Esta não é uma música sobre romance, é sobre resistência emocional num mundo em que é fácil descartar, tudo acaba muito rápido, há pouca luta, desiste-se. Eu quis fazer uma música sobre ficar, sobre tentar. 'Luz Verde' é isso! Já queria escrever sobre este tema há algum tempo, mas só agora surgiu a equipa e oportunidade perfeitas. Este tema retrata uma relação que terminou, mas dá a entender que isso pode não ser 100% definitivo, até porque se a mesma resultou até ali, mesmo que a vontade não seja recíproca, pode continuar a valer a pena lutar e tentar até se ter a certeza que acabou", diz o cantor e compositor.

Para escrever 'Luz Verde', Gonçalo Gonçalves - ou LOGG -, juntou-se aos compositores Riic Wolf, Carolina Martins, Carlos M. Ferreira e Maria Castro. A produção ficou a cargo de Diogo Guerra - conhecido pelas colaborações com Blaya e Lola Índigo -, que assina também a melodia com Francesco Meoli - que já trabalhou com artistas como os D.A.M.A ou Beatriz Rosário. "Este é um tema pop", afirma LOGG, que acrescenta: "contudo tem mais ritmo do que o meu repertório até aqui. Tem influências de Hip Hop e traz uma sonoridade mais urbana e contemporânea ao meu estilo. É neste território sonoro que me quero encontrar daqui para a frente".

O videoclipe do tema foi realizado por Pedro Dias, com direção de fotografia de Pluma, dupla que desenvolveu o conceito visual com LOGG.

"Sabíamos desde o início que queríamos uma estética citadina noctívaga com uma atmosfera contemporânea e um carro a percorrer as ruas. Juntamente com as localizações - entre o restaurante e os segmentos de exterior - penso que conseguimos cumprir esse objetivo", conta LOGG. "A storyline segue a linha de pensamento da letra: entrar no carro, ir à procura da miúda, mesmo que, por vezes, sem querer, não nos cruzarmos por pouco mas, por conta da persistência, encontrarmo-nos no fim, deixando no ar a ideia de reconciliação", comenta ainda o artista.

'Luz Verde' já está disponível em todas as plataformas digitais. O tema sucede a 'Nada Para Sentir' - que LOGG escreveu com os D.A.M.A - e antecipa outros lançamentos previstos para este ano.

LOGG é o alter-ego do cantor e compositor Gonçalo Gonçalves. Embora natural de Guimarães e com família em Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga, o artista viveu sempre entre Sintra e Cascais. Ligado à música desde cedo, estudou guitarra e teve aulas de canto.

Muito por influência do pai, cresceu a ouvir os mais variados estilos musicais, sobretudo o Punk Rock de bandas como os Green Day, mas também Fado, Reggae e Pop. O seu enorme interesse musical levou a que quisesse frequentar aulas de guitarra. Quase de forma imediata começou a trautear as músicas que queria aprender a tocar e passou a gostar de cantar e de se ouvir. Por também gostar de escrever, acabou por juntar os dois mundos, num processo que descreve como natural e orgânico, de busca pela sua identidade e espaço artístico. O Punk Rock continua a ser um género muito presente na playlist de LOGG, mas os principais estilos musicais que ouve atualmente são o Hip Hop e o Pop nacionais. O rapper Plutónio é uma das suas principais referências musicais, artísticas e de carreira.

Em 2019 estreou-se com 'Idnt', uma colaboração com Goshi. Em 2020 lançou os singles 'Don Juan' e 'Estrelas' e no ano seguinte 'Dói', temas que abriram caminho para o primeiro EP, "LOGGin", de 2021. O curta duração foi escrito por LOGG com o amigo Carlos Ferreira e conta, ainda, com as colaborações de Edu Monteiro e Francesco Meoli. No mesmo ano editou 'TB' e '20 e Tal' e tornou-se artista MTV PUSH, a convite da MTV Portugal.

Após um hiato, regressa aos lançamentos em 2024 com 'Nada Para Sentir'. Escrita com os D.A.M.A - Kasha, Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho - e produzida por Francesco Meoli, a canção deu início a uma nova fase na carreira do artista. 'Luz Verde' é o tema mais recente do artista, escrito com um grupo de compositores, entre os quais Riic Wolf, e produzido por Guerra, que compôs, ainda, a melodia com Francesco Meoli.

Através da sua arte, LOGG veio para tentar influenciar de uma forma positiva quem o rodeia e todos os que acompanham o seu percurso e evolução musical. Não se deixa influenciar pela ditadura dos números e do algoritmo e, embora sinta orgulho do que fez, está ansioso por mostrar o que aí vem. Agradece o que vier, confia no processo e acredita que com trabalho e empatia tudo se consegue. Tem como objetivo maior que a sua música o leve a sítios cada vez melhores.

Sem comentários: