Sexta, 9 de maio 2025 às 18h00
C. C. Penedo da Saudade
Vitória Vermelho
Entrada gratuita
Vitoria Vermelho, o nome artístico de Francisca Oliveira, emergiu no cenário artístico do Porto em 2023, apresentando o seu trabalho autoral.
Francisca começa a sua jornada com aulas de guitarra no Centro Comercial Stop e posteriormente com o Marco Nunes e mais tarde foca-se no canto na Escola de Jazz do Porto. Foi lá que desenvolveu a sua voz, o seu instrumento principal, e realizou apresentações mais sérias, como o festival Caldas Nice Jazz em 2019. Participou no The Voice Portugal 2021/2022 onde chegou a atuar na Semi-Final.
O nome “Vitoria Vermelho” é uma fusão do seu nome favorito e um sobrenome que foi deixado para trás pela sua avó, criando uma identidade sonante e forte. Em 2022/2023 realiza os seus primeiros concertos em Paris e no Porto, onde apresenta o seu álbum de estreia Homónimo. Este álbum é uma coleção de músicas que começaram como uma forma de terapia, um processo de confronto e aceitação de emoções intensas.
O disco foi editado em finais de 2024 pela Biruta Records e nele podemos encontrar temas como “Não Me o Dês” e “Always” (já com bastante rotação em algumas rádios como RUC, Antena 3 ou Smooth FM.
Sede da ASMUSITEC (Music Light)
RimaRussa + Balbúrdia
Ensaio aberto
Entrada gratuita
Duas bandas da Confraria do Rock Tuga num ensaio aberto na Music Light
Os RimaRussa são uma banda independente que descende da cena cultural e artística da cidade do Porto. Afirmam-se como exploradores do carácter forte da língua portuguesa conduzida por turbulências sonoras e melódicas próprias do seu universo artístico tão introspectivo quanto interventivo.
Depois de diversos concertos ao vivo, estrearam-se em 2023 com seu primeiro single e videoclipe - Espiral, apresentando-se oficialmente ao mundo por via da abertura das suas plataformas streaming e redes sociais. No ano 2024, foram distinguidos com o 1o prémio no concurso de bandas da ASMUSITEC, ano em que lançaram os seus segundo e terceiro singles/videoclipes oficiais com os temas - Endorfina e Fora de Ti.
Balbúrdia, banda natural do concelho de Soure é, antes de mais, um grupo de amigo que se juntou em 1996 para criarem as suas próprias músicas, tendo sempre como linha mestra o rock, sem ligarem a modas ou estilos emergentes. Em termos de registos, os Balbúrdia editaram até à data 11 trabalhos individuais e contam ainda com a participação em várias coletâneas e compilações dedicadas ao rock português.
No que respeita a concertos, dentro das largas de espetáculos, podem-se destacar as “partilhas de palco” com bandas como Xutos & Pontapés, Fischer Z, UHF, Clã, Peste & Sida, entre outros. Mas o maior destaque vai para os espetáculos denominados “Philarbúrdia”, onde os Balbúrdia se juntaram aos mais de 100 músicos das centenárias Filarmónica Vilanovense e Banda do Cercal, para interpretar arranjos para alguns dos mais emblemáticos temas da sua carreira.



Sem comentários:
Enviar um comentário