Sogranora, banda emergente do indie pop nacional, lança o seu disco de estreia Cada Qual Na Sua Mente, uma ode à tomada de consciência e ao amadurecimento individual e coletivo.
Os Sogranora são Ricardo Sebastião (guitarra, teclados, voz) Tomás Andrade (guitarra, teclados, back vocals) e Vasco Gomes (bateria, percussão, back vocals), três “irmãos” que a vida juntou. Sendo os três multi-instrumentistas, Sogranora é um misto de influências que vão desde o folk ao psych rock, sendo que a sonoridade da banda oriunda do Seixal é um reflexo das suas almas inquietas e inspirações orgânicas, e da vontade de trazer algo de novo e inovador.
A banda foi criada no Seixal em 2019, ano em que lançaram o seu primeiro single “Semilisboeta”, canção de letra sonhadora mas ao mesmo tempo com tons de sátira sobre a experiência de se ser periférico. Depois de vários outros singles e de lançamentos de EPs como Altivez e Castigo (2020) Amarilis (2023) e Dançar Sobre Arquitetura (2024), chega-nos finalmente o longa-duração de estreia Cada Qual Na Sua Mente.
Ao longo das dez músicas que compõem o álbum - entre elas os singles “Adio o Quanto Conseguir Adiar” e o mais recente “Ilha” -, vários temas são abordados nas letras, mas sempre com um fio condutor de um tema geral que acompanha o conceito do disco: a chegada à idade adulta e de uma maior consciência do mundo que nos rodeia. Um conjunto de canções que são um aconchego nostálgico, característico das narrativas “coming of age”.
Sonicamente, este projeto é influenciado por várias estéticas, das quais se destacam a música folk portuguesa dos anos 70 e 80 (Fausto, José Mário Branco), artistas portugueses da contemporaneidade (B Fachada, Bruno Pernadas) e projetos de música alternativa internacionais (Fleet Foxes, Alt-J). Para além disso é ainda inspirado no rock progressivo que se funde com os diferentes ritmos e progressões harmónicas da música latina, passando também pelo jazz.
Para celebrar o lançamento de Cada Qual Na Sua Mente, os Sogranora sobem a palco para o apresentarem pela primeira vez no Musicbox a 28 de maio, um concerto que já conta com os bilhetes disponíveis para compra através da Dice.
Sobre os Sogranora:
Os Sogranora nasceram em 2019 no Seixal, ano em que lançaram o primeiro single “Semilisboeta” que lhes permitiu nesse mesmo ano começar a tocar em palcos de nome de Lisboa e da Margem Sul, como a festa do Avante, o Auditório Municipal do Seixal, o Popular Alvalade ou o Tokyo Bar.
No ano seguinte lançaram “Altivez e Castigo”, um EP de sonoridades psicadélicas e progressivas gravado independentemente nas casas de cada um, composto por 3 músicas que descrevem como uma “viagem pelo deserto isolado”. 3 anos depois lançam “Amarílis”, um EP Indie Pop sobre as incertezas do futuro e a ingenuidade de se ser um jovem sonhador, e passaram por palcos como o Music Box, a Casa da Música do Porto e uma digressão de Fnacs pelo Centro e Norte do país, tendo também duas músicas do EP inseridas na série de televisão “Morangos Com Açúcar”. Inspirados por experiências e reflexões sobre relações, lançam em 2024 um EP onde a música surge não só como expressão, mas também como uma forma de terapia para a banda. Com sonoridades envolventes e letras sinceras, o projeto tem no single “Sereias do Mal” um dos seus principais destaques.
3 EPs depois, preparam atualmente o lançamento do primeiro álbum, “Cada Qual Na Sua Mente”, que aparece como um culminar das diferentes sonoridades antes apresentadas pelos Sogranora. Um álbum introspectivo de Indie Folk que nos apresenta reflexões acerca da chegada à vida adulta e da consciencialização pessoal, em paisagens sonoras oníricas.

Sem comentários:
Enviar um comentário