terça-feira, 24 de junho de 2025

ESTREIA DE MISSISSIPIS NOS CINEMAS

 



















Junta-te a eles para celebrar os caminhos de A Viagem – espetáculo de Filipa Francisco com música de António-Pedro – que ganha agora nova vida com o lançamento de livro e vinil duplo, e com a estreia do filme Mississipis.

Do palco para o papel, o som e o grande ecrã – queremos partilhar tudo contigo!

Obra conjunta da coreógrafa Filipa Francisco (Mundo em Reboliço) e do músico António-Pedro (Companhia Caótica), A Viagem é resultado de mais de uma década de criação artística enraizada no cruzamento entre o tradicional e o contemporâneo — num percurso profundamente colaborativo com comunidades e grupos folclóricos em Portugal, País de Gales e Brasil.

Vai haver escuta ativa do vinil, conversa e música ao vivo, com a presença de Filipa Francisco, António-Pedro, David Marques, Vítor Belanciano, Ricardo A. Freitas, Moz Carrapa e Telma Silva (presidente do grupo Lavradeiras Vale do Sousa).

Mais do que objetos bonitos (e são!), o livro e o vinil (uma coedição Caótica, Mundo em Reboliço e BOCA – Palavras que alimentam) celebram anos de trabalho coletivo e caminhos partilhados, dentro e fora de palco.

Estreia de MISSISSIPIS nos cinemas de António-Pedro

quinta-feira ● 26 de junho + sessões especiais

No mesmo dia, chega aos cinemas Mississipis, de António-Pedro, coproduzido pela Caótica e pela Terra Treme Filmes. Filmado ao longo dos muitos encontros que deram corpo ao projeto A Viagem, da coreógrafa Filipa Francisco, o filme constrói um ensaio visual sobre o tempo suspenso da convivência, onde o que está em jogo não é apenas a criação de um espetáculo, mas a experiência, íntima e coletiva, do encontro.

“Mississipis nunca foi pensado como um making of. O que me interessava era filmar a viagem humana que acontece quando pessoas de universos distintos se encontram e criam algo juntas. O que se revela, o que se transforma, o que fica dessa viagem invisível" — António-Pedro.

Veja abaixo onde assistir entre os dias 26 de junho e 2 de julho, assim como as datas das sessões especiais* (com conversa após exibição):

Cinema City Alvalade • Lisboa
– exibições diárias
Sessão especial: sexta 27.06, 21h – Com presença do realizador e da coreógrafa Filipa Francisco

Cinema Fernando Lopes • Lisboa
Sessão especial: sábado 28.06, 16h30 (sessão com legendas em inglês) – Com presença do realizador e do cineasta Manuel Mozos
– domingo 29.06, 19:30 (sessão com legendas em inglês)

Cinema City Alfragide • Lisboa
– exibições diárias

Cinema City Leiria
– exibições diárias

Cinema City Setúbal
– exibições diárias

Auditório Salgado Zenha • Coimbra
– quinta 27.06, 18:00

Casa do Cinema de Coimbra • Coimbra
Sessão especial: segunda, 30.06, 18h45 – Com presença do realizador e de convidado a confirmar

Cinema Vida • Ovar
– exibições diárias

Cinema Castello Lopes • W Shopping • Santarém
– exibições diárias

Espaço Guimarães • Guimarães
– exibições diárias

* Sessões especiais: bilhetes disponíveis para compra no local de exibição.

No interior de Portugal, grupos de desconhecidos encontram-se numa viagem artística e existencial: a criação de um espetáculo que cruza dança contemporânea com dança tradicional. O realizador faz parte destes encontros que filma ao longo de dez anos: convoca memórias, dialoga com a vida, espreita para o insondável de si próprio e de cada personagem. Tentando segurar o tempo, Mississipis é um manifesto sobre a importância vital do encontro – com os outros, mas também de cada um consigo próprio.

Sem comentários: