terça-feira, 8 de julho de 2025

LA JETÉE COM COM EDIÇÃO LIMITADA EM VINIL NARRADA POR BEATRIZ BATARDA

 



















Em 2023, Filipe Melo e João Lopes Pereira mergulharam num dos mais icónicos objectos cinematográficos do século XX: La Jetée, de Chris Marker.

Desta colaboração nasceu uma evocação sonora que não só contempla o espírito da obra original, como lhe acrescenta novas camadas. Através de uma composição de 38 minutos — hipnótica, de tonalidades electrónicas e profundamente texturada — os músicos propõem uma travessia sensorial que prolonga o tempo suspenso de Marker e amplia a sua dimensão onírica.

O projecto ganhou vida através de um cine-concerto memorável que conta com a presença luminosa de Beatriz Batarda, cuja narração em português confere à história uma densidade íntima e poética. É precisamente esta versão — com música e voz — que foi editada recentemente em vinil, numa edição especial e limitada, que pode comprar aqui, ou nas lojas físicas da Fnac — de Norte a Sul do país — e na Jazz Messengers, em Lisboa.

Também disponível nas plataformas digitais na sua versão instrumental, esta obra convida o ouvinte a embarcar numa viagem que o transportará para o incomparável universo de uma das mais importantes obras cinematográficas de sempre.

"Feito em 1962 pelo jornalista, artista e poeta Chris Marker, "La Jetée" é mais do que um filme — é uma experiência revolucionária de enorme criatividade que, cruzando várias artes, representa na perfeição o espírito inovador da Nouvelle Vague. O filme desafia o próprio conceito de cinema enquanto imagem em movimento: através do recurso narrativo da fotomontagem (cerca de 200 fotografias em 26 minutos), conta-nos uma parábola pós-apocalíptica com uma premissa simples — um homem é obrigado a viajar no tempo para encontrar uma solução para o destino da humanidade. No entanto, esta viagem sombria oferece-nos também uma sofisticada reflexão sobre o tempo, a infância e a memória.

Em "La Jetée", a imobilidade das imagens contrasta com a enorme força poética e dinamismo da narrativa, colocando uma interrogação profunda sobre o próprio conceito de "mise-en-scène". A originalidade do filme fez com que se tornasse rapidamente um marco na história da ficção científica, tendo inspirado filmes como "12 Monkeys" ou "Ghost in the Shell". A natureza cíclica, o carácter experimental e a modernidade estética, tal como o espaço que confere ao espectador, oferecem a tela ideal para recriar o universo sonoro do filme — e ouvir a história recontada pela voz da Beatriz Batarda."

Filipe Melo

"LA JETÉE"
EDIÇÃO LIMITADA EM VINIL COM NARRAÇÃO DE BEATRIZ BATARDA

PVP 20€ | COMPRAR AQUI
Edição de Autor

Edição digital da versão instrumental:
Bandcamp | Spotify | Apple Music | Tidal | Qobuz

Gravação e Edição André Roque Masterização Nelson Carvalho Tradução Beatriz Batarda Texto Original Chris Marker Design Pedro Semedo / Pixel Reply Fotografias Gabriela Soares Produção Força de Produção

Sem comentários: