quarta-feira, 17 de setembro de 2025

CAMANÉ NOMEADO PARA GRAMMY LATINO





















Editado em Novembro de 2024, o álbum “Camané ao vivo no CCB - homenagem a José Mário Branco” valeu a Camané a sua segunda nomeação a um Grammy Latino.

Este disco foi resultante de um concerto memorável no qual participaram incríveis músicos como Alexandre Frazão (Bateria), António Quintino (Guitarra Elétrica), Carlos Manuel Proença (Viola), José Manuel Neto (Guitarra Portuguesa), Mário Laginha (Piano), Paulo Paz (Contrabaixo), Tó Trips (Guitarra Elétrica), além do quarteto de cordas constituído por Ana Filipa Serrão (Violino), Joana Cipriano (Viola) e Martin Henneken (Violoncelo) e que ficou marcado na memória de todos os que esgotaram a sala do Centro Cultural de Belém. 

O reconhecimento do talento impar de Camané chega uma vez mais - depois da nomeação em 2020 álbum “Aqui está-se sossegado” ao lado de Mário Laginha - sob a forma da mais prestigiante nomeação no mundo da música, sendo Camané o único artista português nomeado na categoria de Melhor Álbum de Raiz em Língua Portuguesa.

Sobre o disco, Camané fez questão de afirmar “O concerto aqui reproduzido é uma homenagem ao José Mário Branco. Quis cantar as músicas que fez para mim e uma pequena seleção de outras do seu repertório, escolhidas por duas razões: a importância que têm no conjunto da sua obra e os aspectos musicais que me aproximaram dele. O trabalho que o José Mário Branco desenvolveu comigo vai muito para além das músicas que compôs para eu cantar. Foi a pessoa mais marcante do meu percurso. Foi o meu primeiro e único produtor e continuaria a sê-lo se fosse possível. Com a Manuela de Freitas, ajudou-me a ter presente a palavra, o registo emocional de cada poema na música e, acima de tudo, a definir a minha sonoridade dentro do fado.”

A cerimónia de premiação terá lugar no próximo dia 13 de Novembro a partir da MGM Garden Arena de Las Vegas, nos Estados Unidos.

Sem comentários: