Fotografia: Ricky Creative
O curta duração inclui as colaborações de INÊS APENAS, Choro, LEFT., Clara Duailibi e NED FLANGER e será apresentado ao vivo dia 24 de outubro no Tokyo, em Lisboa
"Ode ao Des(amor)" é o primeiro EP de Catarina Guinot, já disponível em todas as plataformas digitais. O curta duração retrata o final de um relacionamento, sempre de uma perspetiva positiva. A cantora e compositora recrutou Choro (Rita Onofre, Inês Monstro), LEFT. (Diogo Piçarra, Rita Redshoes) e NED FLANGER (iolanda, JÜRA) para a produção e INÊS APENAS (Blaya, Catarina Filipe) e Clara Duailibi (Tomás Adrião, Elisa) para colaborarem nas letras e melodias.
Nas palavras de Catarina Guinot, "este EP é um abraço para quem precisa de se reerguer após uma situação de desamor. Representa as várias fases do fim de um relacionamento, sempre de uma perspetiva de superação e valorização pessoal. Espero que esta "Ode ao Des(amor)" chegue a quem precisa de ouvir estas músicas e possa libertar-se de alguma forma".
A artista acrescenta que escreveu "estas canções como forma de terapia, são as palavras e melodias que precisei de ouvir em cada momento de uma situação de desamor. É a minha verdade, porque um fim não tem sempre de ser melancólico ou triste, pode ser e é uma aprendizagem e a procura de felicidade".
"Ode ao Des(amor)" é acompanhado pelo novo videoclipe para o tema título, com realização de Ana Viotti e coreografia de Renato Garcia. A canção foi escrita e composta por Catarina Guinot e INÊS APENAS e produzida por Choro.
"'Ode ao Des(amor)', com 'amor' entre parêntesis, porque é uma exaltação ao desamor e ao amor próprio, que coexistem neste universo musical. Um é o meio para voltar a atingir o outro, ou seja, o desamor é o meio para voltar a alcançar o amor próprio", afirma Catarina Guinot. "Desde o início da composição das canções para este projeto, sempre tive o título do EP definido e senti ser esta a faixa certa para lhe dar nome. É adequada pela sua urgência desprovida de limites literários e a métrica acelerada e dançável. É uma canção de libertação, sobre cessar um ciclo e avançar para uma nova era", diz ainda a artista.
Gravado no Barreiro, a cidade Natal de Catarina Guinot, o vídeo que acompanha o single 'Ode ao Des(amor)' foi realizado por Ana Viotti. A fotógrafa e videógrafa conta que o clipe "é a interpretação visual e sensorial de um percurso de superação: do caos interno à libertação emocional, do peso de uma relação à leveza de seguir em frente. Inspirado nos quatro elementos - água, fogo, terra e ar - que simbolizam cada um deles um pilar essencial da vida e do equilíbrio alcançado após a dor".
Além do tema título, "Ode ao Des(amor)" inclui os singles 'Não Corro Atrás’ e 'Metade de Mim', coescritos com Clara Duailibi; e 'Orações’, cuja letra e música são resultado de uma parceria criativa da artista com INÊS APENAS.
‘Não Corro Atrás’, diz Catarina Guinot, é sobre “a urgência de parar para avaliar o que nos está a fazer menos bem e agir sobre isso"; 'Orações' é um "apelo quase religioso de quem deseja que a relação funcione, mesmo quando não há entidade que a possa salvar"; e 'Metade de Mim' é "o outro lado de um fim. É esperançoso e feliz. É sobre amor próprio, sobre não ser 'metade de mim’”.
Já disponível em todas as plataformas digitais, "Ode ao Des(amor)", o EP de estreia de Catarina Guinot, será apresentado ao vivo no Tokyo, em Lisboa, dia 24 de outubro pelas 22h00. A primeira parte estará a cargo da cantora e compositora Dreia que editou, também este ano, o primeiro EP "Ganhar Voz".
Cantora e compositora, Catarina Guinot estudou piano e canto desde cedo. Tem formação artística pela Restart e frequentou um workshop de Teatro Musical na ACT - Escola de Atores. Apaixonada por música desde que se lembra, só na adolescência a artista ganhou coragem para entrar no “Drama Club” da escola. Foi nessa altura que começou a escrever as suas próprias canções.
Em 2016 foi convidada a participar no Eurovision Live Concert, no qual interpretou um tema de Maria Guinot, de quem é parente por parte da avó materna. Já em 2018 completou o curso de Desenvolvimento Artístico na Restart Creative Education, através do qual teve a oportunidade de conhecer os Great Dane Studios, onde regressou em 2022 para um workshop de songwriting com LEFT., Mikkel Solnado e Bárbara Tinoco. Em 2023 fez backing vocals para Herman José e passou a integrar o coro RIMA.
Influenciada sobretudo por Pop e R&B e artistas como Lauryn Hill, Fugges, Slow J, Jüra, Dua Lipa, iolanda, INÊS APENAS, Camila Cabello, Rita Onofre e Melim, entre outros, Catarina Guinot vem para apresentar músicas com as quais as pessoas possam relacionar-se e identificar-se. Tudo o que escreve é autobiográfico e a mensagem que tenta passar com a sua arte é de confiança e valorização pessoal, celebrando o desamor como uma evolução positiva, seja em que forma de relação for: amorosa, amizade ou familiar.
Em 2024 Catarina Guinot deu início ao seu percurso discográfico com o lançamento do single de estreia, ‘Metade de Mim’ , ao qual se seguiu 'Orações' e 'Não Corro Atrás', no início de 2025. Estes temas abriram caminho para o primeiro EP da artista, "Ode ao Des(amor)" já disponível em todas as plataformas digitais. O curta duração explora as diferentes fases do fim de um relacionamento, cada uma com sua sonoridade e emoção próprias, aprofundando uma jornada de superação e valorização pessoal.

Sem comentários:
Enviar um comentário