segunda-feira, 29 de setembro de 2025

FESTIVAL EMERGENTE ABRE OPEN CALL PARA A SUA 7.ª EDIÇÃO





















A 7.ª edição do Festival Emergente realiza-se pela segunda vez na BOTA, nos dias 27, 28 e 29 de dezembro. As inscrições para a open call de artistas emergentes já se encontra aberta.

O Festival Emergente é, desde a sua primeira edição, o “festival da nova geração da música portuguesa” independente. Um festival centrado naquilo que melhor define a música emergente nacional: a profusão de sonoridades muito diversas e ecléticas, que por sua vez resultam de uma enorme diversidade de misturas entre o indie-rock, a música tradicional, a música eletrónica de dança, o jazz e a música autoral cantada em português.

Pelo Festival Emergente, como convidados, já passaram nomes como Filipe Sambado, Surma, Maria Reis, Pedro Mafama, Solar Corona, Unsafe Space Garden e Bandua; e selecionados pela Open Call, projetos como Lana Gasparøtti, Humana Taranja, Marquise, Malva, IBSXJAUR, Líquen, entre muitos outros.

A Open Call de 2024 reuniu mais de 90 candidaturas, estando agora aberta a da edição de 2025, direcionada a todos os projetos que estejam a aparecer na música portuguesa e que queiram ganhar no Festival Emergente um dos primeiros palcos para se apresentarem ao vivo. O regulamento pode ser consultado no Instagram do Emergente.

Desta Open Call serão selecionados os projetos que irão atuar na edição de 2025, depois de avaliados por um júri formado por um conjunto de profissionais do meio musical: músicos, produtores, radialistas, jornalistas, managers e bookers, todos eles verdadeiros melómanos e amantes da música, que asseguram a exigente tarefa de fazer a melhor seleção a cada ano.

No total, serão 10 slots destinadas aos nomes Super Emergentes 2025: nove (9) a ocupar por seleção via Open Call e uma (1) a ocupar pela banda mais votada pelo público das Sessões NEXT. As sessões NEXT, acontecem uma vez por mês, desde março de 2025 ( a última programada para o dia 1 de novembro).

Aos 10 Super Emergentes, juntam-se 6 bandas e artistas em percurso ascendente e que são desde já anunciadas como parte do cartaz 2025: Inóspita, Divã, Malva, bbb hairdryer, Chat GRP e Máquina.

Mantendo a tradição de nunca ter havido nenhuma edição do Emergente igual a outra, o festival mantém os 3 dias de festa natalícia na BOTA, mas este ano acrescenta mais uma sessão de matiné. Assim, a programação da edição 2025, abrirá no dia 26, com o concerto de Inóspita ao final da tarde e prosseguirá com 5 sessões de 3 concertos cada: Sexta 26, depois da abertura, com sessão noturna; Sábado 27 e Domingo 28 com matiné e soirée. Ao todo, serão 16 concertos.

Malva abrirá o segundo dia com o seu segundo disco, “Poros”. Álbum que resultou do Prémio Melhor Projeto Musical Super Emergente, que lhe foi atribuído em 2023, depois de um concerto de sucesso num Musicbox totalmente em silêncio para a ouvir. Já Inóspita, a paradoxal guitarrista, cuja música não tem nada de inóspito, abrirá o festival depois de esgotar um Lux Frágil com a apresentação do seu disco de estreia no início deste ano.

Divã, a banda pós-punk que abriu para a banda britânica Maruja nas suas duas datas portuguesas em 2024, fecham a primeira noite com a irreverência, experimentalismo e energia catártica que os caracteriza. Já a segunda noite é fechada por bbbhairdryer que encarnam a liberdade em palco “rasgando ouvidos e dilacerando caras e corações”.

O último dia promete deitar a BOTA abaixo. Abre com Chat GRP e a sua intensidade ao vivo e finalmente MÁQUINA., que aterram no festival depois de uma omnipresença em palcos nacionais ao longo dos últimos 2 anos, fechando esta edição com chave de ouro.

A 7.ª edição do Emergente promete.

HISTÓRICO FESTIVAL EMERGENTE

Pelo Open Call do Emergente já passaram mais de 300 bandas da novíssima música portuguesa (sendo que só o ano passado o festival contou com 92 candidaturas) e dessas, 42 subiram aos diversos palcos do Emergente desde 2020, uma vez que na primeira edição, em 2019, não houve Open Call.

Cartazes (em negrito – bandas selecionadas por Open Call):

2019 – Cosmic Mass / Sun Blossoms / Time for T / Tourjets / Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo / Pedro Mafama / Venga Venga / Môrus / Elephante Maze / Palmers / Ossos D’Ouvido / Cave Story / Sunflowers / Dji Jays;

2020 – Dream People / Meta_/ Hause Plants / Fugue. / Rui Rosa / Cíntia / Vila Martel / Lana Gasparøtti;

2021 - Chinaskee / Sreya / Gator The Alligator / Mike Vhiles / Caio / Eva Cigana / Los Chapos / Mikee Shite / Conjunto Júlio / Too Many Suns / Solar Corona / Humana Taranja / Biloba / April Marmara / Bia Maria / Falso Nove / Quase Nicolau / Madalena Palmeirim;

2022 – Moma T / Black Lavender / Javisol / O Marta / BANDUA / Themanus / Ana de Llor / A Sul / Siwo / Sfistikated / Unsafe Space Garden / James Flower;

2023 (todos os premiados nos anos anteriores como convidados): Meta / Lana Gasparøtti / Falso Nove / Humana Taranja /Javisol / O Marta / Ricardo Crávidá / Royal Bermuda / Human Natures / Marquise / Marianne 7Redoma / Malva / Evaya / X IT.

2024 – Agressive Girls / Líquen / IBSXJAUR / Surma / Bea Bandeirinha / Pato Bernardo / Maria Reis / Francisco Fontes / Catarina Carvalho Gomes / Hal Still Echoes / Ya Sin / Baleia Baleia Baleia

Bandas e Projetos Premiados:
Melhor Concerto ( MC - por votação do público)
Melhor Projeto Musical ( MPM - por votação do Júri)
Mencões Honrosas (MH – por menção do festival)

2020 MC – Lana Gasparøtti
2020 MPM – Meta_
2021 MC – Los Chapos
2021 MPM – Falso Nove
2021 MH – Humana Taranja
2022 MC – Javisol
2022 MPM – O Marta
2023 MC – Marquise
2023 MPM – Malva
2023 MH – Marianne
2024 MC – Catarina Carvalho Gomes
2024 MPM – Líquen

Sem comentários: