quinta-feira, 18 de setembro de 2025

JANEIRO ESTÁ NOMEADO PARA UM GRAMMY LATINO, NA CATEGORIA DE ‘MELHOR ÁLBUM POP CONTEMPORÂNEO EM LÍNGUA PORTUGUESA’ COM O ÁLBUM ‘FUGACIDADE





















O músico português JANEIRO acaba de receber uma nomeação ao Grammy Latino 2025, na categoria de “Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”. "Fugacidade” é o terceiro álbum de originais de JANEIRO e foi editado há um ano (6 de setembro 2024, Enero Records/Altafonte).

Numa ode à canção portuguesa e às múltiplas fugas do artista, geográficas e emocionais, a nomeação do cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista português JANEIRO, é mais um pretexto para voltar a ouvir - com tempo e vagareza - as 13 faixas que a pop portuguesa irá apresentar, já em novembro, na cerimónia de entrega dos Grammy Latinos, que se realiza em Las Vegas.

Sobre Janeiro:
Janeiro é cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista português. Com uma sonoridade que mistura a canção portuguesa, a MPB, o jazz e a eletrónica, construiu um percurso singular na música portuguesa. Navega entre a delicadeza das palavras e a sofisticação sonora que liga os elemento sorgânicos aos eletrónicos.

Saiu de Coimbra aos 18 anos para estudar Jazz e Musicologia em Lisboa, e desde cedo começou a explorar o seu próprio universo musical. Em 2015, Janeiro lançou o seu EP de estreia e, em 2018, ganhou projeção nacional com a participação no Festival da Canção, onde apresentou a canção “(sem título)”, que rapidamente ultrapassou um milhão de streams. No mesmo ano, lançou o seu primeiro álbum, “Frag·men·tos”, um trabalho marcado por melodias inesquecíveis e uma produção detalhada.

Desde então, Janeiro aprofundou a sua identidade artística, criando projetos como as ‘Janeiro Sessions’, onde convidou músicos para encontros intimistas entre canções e conversas. Rapidamente essas sessões transformaram-se em concertos onde a sala de estar é partilhada com um artista convidado e com o público.

Seguiram-se os álbuns “Sem Tempo” e “Com Tempo” (álbum acústico), em 2020.

Em 2023, lançou o álbum“Protocolar Vol. II”, em colaboração com o cantor e compositor brasileiro Paulo Novaes e, em 2024, lançou “Fugacidade” (Enero Records/Altafonte), este último inspirado na sua mudança para o Alentejo e no conceito de impermanência. “Fugacidade” reflete um amadurecimento musical e pessoal, explorando o contraste entre a cidade e a natureza, a aceleração e a contemplação. O ano de 2025 está a ser um período de estruturação e planeamento, e de abertura de caminhos. Exemplo disso é o facto de “Fugacidade” estar nomeado para os Grammy Latinos de 2025, na categoria de “Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”, ou ter sido mencionado pelos Curadores dos famosos NPR Tiny Desk – Alt.Latino, Anna Maria Sayre e Felix Contreras.

Janeiro continua a promover o álbum “Fugacidade” pelo país. Mais recentemente, esteve pelos Concertos L, na Madeira, e pelos Jardins de Verão, na Gulbenkian, a convite de Dino D ́Santiago.

Atualmente, para além da sua carreira como intérprete, e de estar a preparar o seu novo álbum, que tem lançamento agendado para 2026, Janeiro dedica-se também à produção musical e ao sound design, expandindo o seu trabalho para novas sonoridades e colaborações.

Alinhamento “Fugacidade” (Enero Records/Altafonte):

Disco 1 
DISPERSÃO
INDIFERENTE
FUGACIDADE
AMIGO, ENTENDE
LEGO (feat. André Viamonte)
LOOP
DEUS ALGORITMO
PADRÃO (SEMPRE QUE TENTO)
VAMBORA (feat. Marulo)
TRANSPARENTE
FUGA

Disco 2
 Pensando Bem
oh meu amor

Sem comentários: