sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

LENA GASPAROTTI TEM NOVA MÚSICA





















Lana Gasparøtti (C)DR

“Let Go” constitui o tema título da nova música de Lana Gasparøtti. O mais recente tema antecipa um álbum em construção, apresentando-se como mote para o concerto agendado para 27 de fevereiro, no festival Boreal (Teatro de Vila Real).

A compositora e instrumentista luso-croata avança para a primeira pista do seu próximo álbum, que tem presente um foco no “sound design”, numa mistura mais acentuada entre jazz e electrónica, com mais voz dentro do novo trabalho.

LET GO representa uma mudança pessoal, profissional e espiritual — um deixar ir do que já não faz sentido: relações, padrões antigos, um eu passado. É um movimento de desapego do conforto e do conhecido, na procura de uma “nova pele”.
Musicalmente, essa transformação reflete-se de forma clara, sobretudo na escolha do som e na forma como ele é trabalhado. Há um mergulho mais profundo na riqueza do sound design, usando a eletrónica de forma mais ousada, mas sem nunca perder a minha identidade jazzística. O objetivo é encontrar um híbrido entre o toque humano e o quantizado — entre a imperfeição orgânica e a precisão digital. (Lana Gasparotti)

Sobre a sua estreia “Dimensions” (2024), o jornalista Paulo André Cecílio (Blitz/Expresso) escreveu que era “música sobretudo instrumental, que tanto pode apelar ao cérebro como ao corpo.” Ao passo que Miguel Santos do Rimas & Batidas indicava que o trabalho da Lana era “(...)uma curiosidade em fundir estéticas sonoras que a mostram como alguém que ouve, reflecte e absorve antes de compor.”

Foi “Dimensions” que levou Lana Gasparøtti a palcos como AGEAS Cooljazz, Coreto Arruada, NOS Alive, Matosinhos em Jazz, Westway Lab (Guimarães) Festival F (Faro), Guarda in Jazz, Ovar Expande e Auditório Solar da Música Nova (Loulé), para citar os mais recentes. Lana Gasparøtti arranca agora para novos horizontes do seu próximo longa-duraçã

Sem comentários: